Resumo

Título do Artigo

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM BELO HORIZONTE: ESTRATÉGIA PARA MITIGAR GASES POLUENTES EMITIDOS PELO TRANSPORTE TERRESTRE E PROMOVER A QUALIDADE ATMOSFÉRICA URBANA
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Tema

Cidades Inteligentes e Sustentáveis

Autores

Nome
1 - Priscylla Pavlowa Senna
UFMG - Escola de Arquitetura
2 - Diego Augustus Senna
Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Engenharia
3 - Wellington Lopes Assis
UFMG - Instituto de Geociências / Departamento de Geografia
4 - Victor Mourthe Valadares
UFMG - Escola de Arquitetura

Reumo

Objetivo do estudo
Objetivou-se avaliar como a frota de veículos poluidores está relacionada à perda da qualidade atmosférica em Belo Horizonte (BH), além de investigar e quantificar como a troca da matriz energética do transporte público poderia auxiliar na melhoria das condições de vida.
Relevância/originalidade
A metodologia desenvolvida para simular a redução de poluentes é inovadora e poderia ser aplicada em outros cenários. Além disso, a visão explorada na proposição das linhas de metrô é relevante do ponto de vista da gestão de projetos para BH.
Metodologia/abordagem
A partir de bases de dados e documentos fornecidos pela FEAM, foram realizadas análises estatísticas sobre veículos poluidores em BH. Por meio de proposta sustentável para expansão do metrô, movido por energia renovável e limpa, simulou-se a redução da emissão de poluentes.
Principais resultados
Os resultados indicaram que as novas rotas delineadas para o metrô, caso efetivamente utilizadas pela população, poderiam exercer impacto positivo na mitigação da poluição atmosférica, visto a troca de matriz energética e a diminuição do uso de automóveis individuais.
Contribuições teóricas/metodológicas
O encadeamento metodológico proposto poderia ser aplicado para desenvolver outros estudos de caso, contribuindo para a realização de novas pesquisas, projetos e ações com foco em sustentabilidade ambiental e transição energética do transporte público.
Contribuições sociais/para a gestão
O trabalho destaca a importância da gestão para a mobilidade urbana eficiente, que pode ser alcançada por meio de projetos de ampliação e aprimoramento de transportes visando, sempre, à matriz energética sustentável. A diminuição da poluição atmosférica garante bem-estar ambiental e social.

Abstract

Study goals
The purpose was to evaluate how the fleet of polluting vehicles is related to the loss of atmospheric quality in Belo Horizonte (BH), in addition to investigating and quantifying how changing the energy matrix of public transport could help improve living conditions.
Relevance / originality
The methodology developed to simulate the reduction of pollutants is innovative and could be applied in other scenarios. Furthermore, the vision explored in the proposal for the metro lines is relevant from the point of view of BH's project management.
Methodology / approach
Using databases and documents provided by FEAM, statistical analyses were carried out on polluting vehicles in BH. Through a sustainable proposal for expanding the metro, powered by renewable and clean energy, a reduction in pollutant emissions was simulated.
Main results
The results indicated that the new routes outlined for the subway, if effectively used by the population, could have a positive impact on mitigating air pollution, given the change in the energy matrix and the reduction in the use of individual cars.
Theoretical / methodological contributions
The proposed methodological chain could be applied to develop other case studies, contributing to the development of new research, projects, and actions focused on environmental sustainability and energy transition in public transport.
Social / management contributions
The work highlights the importance of management for efficient urban mobility, which can be achieved through transport expansion and improvement projects, always aiming for a sustainable energy matrix. Reducing atmospheric pollution guarantees environmental and social well-being.