Objetivo do estudo
Objetivou-se avaliar como a frota de veículos poluidores está relacionada à perda da qualidade atmosférica em Belo Horizonte (BH), além de investigar e quantificar como a troca da matriz energética do transporte público poderia auxiliar na melhoria das condições de vida.
Relevância/originalidade
A metodologia desenvolvida para simular a redução de poluentes é inovadora e poderia ser aplicada em outros cenários. Além disso, a visão explorada na proposição das linhas de metrô é relevante do ponto de vista da gestão de projetos para BH.
Metodologia/abordagem
A partir de bases de dados e documentos fornecidos pela FEAM, foram realizadas análises estatísticas sobre veículos poluidores em BH. Por meio de proposta sustentável para expansão do metrô, movido por energia renovável e limpa, simulou-se a redução da emissão de poluentes.
Principais resultados
Os resultados indicaram que as novas rotas delineadas para o metrô, caso efetivamente utilizadas pela população, poderiam exercer impacto positivo na mitigação da poluição atmosférica, visto a troca de matriz energética e a diminuição do uso de automóveis individuais.
Contribuições teóricas/metodológicas
O encadeamento metodológico proposto poderia ser aplicado para desenvolver outros estudos de caso, contribuindo para a realização de novas pesquisas, projetos e ações com foco em sustentabilidade ambiental e transição energética do transporte público.
Contribuições sociais/para a gestão
O trabalho destaca a importância da gestão para a mobilidade urbana eficiente, que pode ser alcançada por meio de projetos de ampliação e aprimoramento de transportes visando, sempre, à matriz energética sustentável. A diminuição da poluição atmosférica garante bem-estar ambiental e social.