Resumo

Título do Artigo

COOPERATIVAS DE AGRICULTORES FAMILIARES E INTERNACIONALIZAÇÃO: DO CAMPO AO MUNDO
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Tema

Estratégia e Internacionalização

Autores

Nome
1 - Frederico Pereira Tenchini
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) - IAG Business School
2 - Clarice Secches Kogut
-
3 - Jorge Ferreira da Silva
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) - IAG Business School
4 - MARCOS COHEN
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) - Depto. de Administração

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar as lógicas de internacionalização (effectuation/causation) utilizadas pelas cooperativas de agricultores familiares para a exportação de seus produtos, e produzir material de base empírica que forneça um panorama dessas cooperativas, potencialmente replicável em outros cenários ou países.
Relevância/originalidade
Este trabalho visa preencher uma lacuna de pesquisa em trabalhos na área de negócios internacionais (NI) referente aos processos de exportação agropecuária por cooperativas em países emergentes, à luz das teorias de internacionalização.
Metodologia/abordagem
Através de um estudo de caso exploratório, foram comparadas as estratégias de cooperativas de agricultores familiares que exportaram nos últimos anos. O objetivo foi entender como foram realizadas as primeiras exportações, sua lógica de internacionalização e a evolução ao longo do tempo.
Principais resultados
O estudo aponta para a utilização de lógicas de internacionalização parecida mesmo em cooperativas com características e graus de maturação diferentes, além de apontar para a possibilidade de muitas cooperativas iniciarem suas atividades já com a intenção de se internacionalizar.
Contribuições teóricas/metodológicas
No aspecto teórico, este trabalho melhora o entendimento sobre o processo de internacionalização de um setor no Brasil com similaridades em outros países, produzindo modelos com generalidade analítica suficiente para aplicação em nível global.
Contribuições sociais/para a gestão
A pesquisa é relevante por abordar um setor estratégico para a economia e segurança alimentar, permitindo a formulação de políticas públicas para gerar renda no campo, reduzir o êxodo rural e melhorar as condições de vida da população rural.

Abstract

Study goals
To analyze the internationalization logics (effectuation/causation) used by family farmers' cooperatives for exporting their products, and to produce empirically based material that provides an overview of these cooperatives, potentially replicable in other scenarios or countries.
Relevance / originality
This paper aims to fill a research gap in the field of international business (IB) regarding agricultural export processes by cooperatives in emerging countries, in the light of internationalization theories.
Methodology / approach
Through an exploratory case study, the strategies of family farmers' cooperatives that have exported in recent years were compared. The aim was to understand how the first exports were made, their internationalization logic and their evolution over time.
Main results
The study points to the use of similar internationalization logics even in cooperatives with different characteristics and degrees of maturity, as well as pointing to the possibility of many cooperatives starting their activities with the intention of going international.
Theoretical / methodological contributions
From a theoretical perspective, this work enhances understanding of the internationalization process of a Brazilian sector with similarities to other countries, and produces models with enough analytical generality for application in diverse global locations.
Social / management contributions
The research is relevant because it addresses a strategic sector for the economy and food security, making it possible to formulate public policies to generate income in the countryside, reduce the rural exodus and improve the living conditions of the rural population.