Objetivo do estudo
Analisar as movimentações do porto de Recife nos últimos três anos, utilizando uma metodologia quantitativa, baseada em dados secundários, suportada por dados primários fornecidos pelo método qualitativo.
Relevância/originalidade
Trazer um panorama sobre as movimentações do Porto do Recife é crucial para entender como ele se posiciona dentro do cenário logístico e comercial da região Ao analisar essas movimentações, podemos identificar padrões, avaliar a eficiência das operações e detectar possíveis gargalos.
Metodologia/abordagem
Utilizou-se a estratégia de triangulação concomitante do método quantitativo em colaboração com o método qualitativo, dessa maneira os dados se complementam e as lacunas são reparadas. A amostra escolhida foi o período pós pandêmico englobando os anos de 2021, 2022 e 2023.
Principais resultados
Uma compreensão aprofundada das operações e movimentações realizadas pelo Porto do Recife, destacando sua importância para o comércio regional e nacional, evidenciando que o planejamento pode trazer soluções estratégicas decisivas para o desenvolvimento eficiente e alinhado às necessidades atuais e futuras.
Contribuições teóricas/metodológicas
Oferecer insights essenciais sobre as tendências operacionais e a eficiência logística do porto, orientando decisões estratégicas e impulsionando o desenvolvimento de políticas que reforcem o papel do porto no comércio regional e nacional.
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados deste estudo têm o potencial de influenciar diretamente a economia local, destacando a importância de um planejamento portuário que responda às necessidades crescentes do mercado.