Resumo

Título do Artigo

METODOLOGIAS EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS: ANÁLISE DE PROJETO DE CRIAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS.
Abrir Arquivo

Tema

Metodologias e Ferramentas de Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Patrícia Schneider
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - vergueiro
2 - Cristina Dai Prá Martens
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGP Uninove

Reumo

Objetivo do estudo
O presente relato técnico tem como objetivo apresentar como uma empresa de consultoria, a Smart Business Lab, estruturou metodologia em gerenciamento de projetos de planos de negócio.
Relevância/originalidade
Como pano de fundo desse relato, temos a análise de como as empresas aplicam metodologias de gerenciamento de projetos, utilizando-se de abordagem tradicional e ágil, formando suas metodologias híbridas.
Metodologia/abordagem
O relato foi realizado por meio de estudo de caso único, da empresa, que em seu contexto elaborou dezenas de projetos de plano de negócio. Foram coletados dados por meio de análise de 65 projetos de planos de negócios.
Principais resultados
A partir dos projetos elaborados, a empresa chegou em um formato de metodologia de gestão de projetos, considerado híbrido, já que estruturou um método que utiliza ambas as abordagens (tradicional e ágil).
Contribuições teóricas/metodológicas
O relato traz como contribuição uma discussão acerca da formação de um método híbrido e contribui para prática de utilização de metodologias de gestão de projetos nas organizações.
Contribuições sociais/para a gestão
No que diz respeito à gestão, o presente relato apresenta como uma empresa pode adaptar às suas necessidades, as ações, técnicas e ferramentas apresentadas nas abordagens tradicional e ágil.

Abstract

Study goals
The purpose of this technical report is to present how a consulting company, Smart Business Lab, structured a methodology for managing business plan projects.
Relevance / originality
The background to this report is the analysis of how companies apply project management methodologies, using both traditional and agile approaches to form their hybrid methodologies.
Methodology / approach
The report was carried out by means of a single case study of a company which has developed dozens of business plan projects. Data was collected by analyzing 65 business plan projects.
Main results
Based on the projects drawn up, the company came up with a project management methodology format, considered to be hybrid, since it has structured a method that uses both approaches (traditional and agile).
Theoretical / methodological contributions
The report contributes to a discussion about the formation of a hybrid method and contributes to the practice of using project management methodologies in organizations.
Social / management contributions
With regard to management, this report shows how a company can adapt the actions, techniques and tools presented in the traditional and agile approaches to its needs.