Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DA INOVAÇÃO EM SAÚDE: RELATO TÉCNICO DA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA NOVA FORMAÇÃO DE MÉDICOS GESTORES NO CONTEXTO DA SÁUDE PÚBLICA
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Tema

Organizações, Processos e Projetos Inovadores e Empreendedores

Autores

Nome
1 - Cely Carolyne Pontes Morcerf
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto
2 - João Mazzoncini de Azevedo Marques
-
3 - Fernando de Moura Moreira
USP - Universidade de São Paulo - Departamento de Medicina Social do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
4 - Lucas Silva de Amorim
Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da UFC - PPAC

Reumo

Objetivo do estudo
O presente estudo objetiva relatar a experiência de idealização, implementação, acompanhamento e consolidação, utilizando uma metodologia inovadora na criação de um produto educacional, com foco na formação de gestores médicos direcionados à priorização de segmentos marginalizados e invisibilizados da sociedade.
Relevância/originalidade
Após análise de um programa de residência, destacou-se a carência de planos de carreira na especialidade. Ao realizar um diagnóstico, utilizando-se ferramentas de gestão, identificando o problema raiz, criou-se a primeira especialização para gestores médicos de família e comunidade do estado.
Metodologia/abordagem
Com o Design Thinking sistematizou-se uma solução direcionada à necessidade institucional: carência de sub-especializações em gestão médica. As seguintes etapas foram contempladas na criação do projeto: empatia, definição, idealização, prototipação e testagem, respondendo questões de Quem?, O que?, Como? e Por que?.
Principais resultados
A partir do delineamento do protótipo, lapida-se o produto lançado: a especialização em gestão médica partindo de um programa de residência em medicina de família, visando a formação de recursos humanos qualificados para a gestão no Sistema Único de Saúde.
Contribuições teóricas/metodológicas
O desenvolvimento teórico e prático deste trabalho contribui, assim, com a ampliação do uso de ferramentas de gestão além do contexto da administração de empresas, inseridas na resolução de problemas complexos educacionais e de saúde, permitindo identificar problemas, lacunas e oportunidades.
Contribuições sociais/para a gestão
Assim, o trabalho de estratégias ao nível educacional permitiu uma nova articulação na formação de gestores, médicos, comprometidos com a gestão da diversidade e o olhar amplo para a aproximação das Redes de Atenção à Saúde junto à Atenção Primária.

Abstract

Study goals
This study aims to report the experience of idealization, implementation, monitoring and consolidation, using an innovative methodology in the creation of an educational product, focusing on the training of medical managers aimed at prioritizing marginalized and invisible segments of society.
Relevance / originality
After analyzing a residency program, the lack of career plans in the specialty was highlighted. By carrying out a diagnosis, using management tools, identifying the root problem, the first specialization for family and community medical managers in the state was created.
Methodology / approach
Design Thinking systematized a solution aimed at the institutional need: lack of sub-specializations in medical management. The following steps were considered in the creation of the project: empathy, definition, idealization, prototyping and testing, answering the questions of Who?, What?, How? and Why?.
Main results
Based on the design of the prototype, the launched product was refined: specialization in medical management based on a residency program in family medicine, aiming to train qualified human resources for management in the Unified Health System.
Theoretical / methodological contributions
The theoretical and practical development of this work thus contributes to the expansion of the use of management tools beyond the context of business administration, inserted in the resolution of complex educational and health problems, allowing the identification of problems, gaps and
Social / management contributions
Thus, the work of strategies at the educational level allowed a new articulation in the training of managers, doctors, committed to the management of diversity and the broad view of the approximation of Health Care Networks with Primary Care.