Objetivo do estudo
O presente estudo objetiva relatar a experiência de idealização, implementação, acompanhamento e consolidação, utilizando uma metodologia inovadora na criação de um produto educacional, com foco na formação de gestores médicos direcionados à priorização de segmentos marginalizados e invisibilizados da sociedade.
Relevância/originalidade
Após análise de um programa de residência, destacou-se a carência de planos de carreira na especialidade. Ao realizar um diagnóstico, utilizando-se ferramentas de gestão, identificando o problema raiz, criou-se a primeira especialização para gestores médicos de família e comunidade do estado.
Metodologia/abordagem
Com o Design Thinking sistematizou-se uma solução direcionada à necessidade institucional: carência de sub-especializações em gestão médica. As seguintes etapas foram contempladas na criação do projeto: empatia, definição, idealização, prototipação e testagem, respondendo questões de Quem?, O que?, Como? e Por que?.
Principais resultados
A partir do delineamento do protótipo, lapida-se o produto lançado: a especialização em gestão médica partindo de um programa de residência em medicina de família, visando a formação de recursos humanos qualificados para a gestão no Sistema Único de Saúde.
Contribuições teóricas/metodológicas
O desenvolvimento teórico e prático deste trabalho contribui, assim, com a ampliação do uso de ferramentas de gestão além do contexto da administração de empresas, inseridas na resolução de problemas complexos educacionais e de saúde, permitindo identificar problemas, lacunas e oportunidades.
Contribuições sociais/para a gestão
Assim, o trabalho de estratégias ao nível educacional permitiu uma nova articulação na formação de gestores, médicos, comprometidos com a gestão da diversidade e o olhar amplo para a aproximação das Redes de Atenção à Saúde junto à Atenção Primária.