Objetivo do estudo
Identificar o alinhamento entre o arquétipo cultural organizacional e os valores do Manifesto Ágil praticados em uma Empresa Júnior de Administração.
Relevância/originalidade
Interseção entre duas áreas cruciais da gestão: agilidade e cultura organizacional, em um ambiente altamente dinâmico e mutável, como o de uma Empresa Júnior de Administração com mais de 30 anos de existência.
Metodologia/abordagem
Estudo de caso utilizando abordagem quantitativa através de questionário, e coleta de percepções qualitativas das lideranças da empresa, adequação da cultura organizacional ao Competing Values Framework e discussão aberta acerca dos valores do Manifesto Ágil.
Principais resultados
A organização tem um modelo de cultura de clã, com foco interno altamente predominante, e com foco razoável na flexibilidade de seus processos internos, além dos quatro valores do Manifesto Ágil não serem igualmente adotados pelos membros Identificação de modelo cultural predominante
Contribuições teóricas/metodológicas
Identificação de modelo cultural predominante num contexto de Empresa Júnior, além da exploração das dificuldades enfrentadas neste contexto quando se trata de cultura organizacional e agilidade.
Contribuições sociais/para a gestão
Insights significativos sobre os significados subjacentes à cultura organizacional e ao engajamento dos membros, especialmente em contextos específicos de empresas compostas por jovens ingressando no mercado de trabalho e organizações baseadas em trabalho voluntário, que são alicerce para a agilidade organizacional.