Resumo

Título do Artigo

CULTURA ORGANIZACIONAL E VALORES ÁGEIS EM UMA EMPRESA JÚNIOR DE ADMINISTRAÇÃO
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Tema

Projetos Ágeis e Híbridos

Autores

Nome
1 - Emerson Fernandes Da Costa Silva
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - Natal
2 - Josué Vitor de Medeiros Júnior
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - Departamento de Ciências Administrativas
3 - Alexandre Magno da Silva Filho
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - PPGA

Reumo

Objetivo do estudo
Identificar o alinhamento entre o arquétipo cultural organizacional e os valores do Manifesto Ágil praticados em uma Empresa Júnior de Administração.
Relevância/originalidade
Interseção entre duas áreas cruciais da gestão: agilidade e cultura organizacional, em um ambiente altamente dinâmico e mutável, como o de uma Empresa Júnior de Administração com mais de 30 anos de existência.
Metodologia/abordagem
Estudo de caso utilizando abordagem quantitativa através de questionário, e coleta de percepções qualitativas das lideranças da empresa, adequação da cultura organizacional ao Competing Values Framework e discussão aberta acerca dos valores do Manifesto Ágil.
Principais resultados
A organização tem um modelo de cultura de clã, com foco interno altamente predominante, e com foco razoável na flexibilidade de seus processos internos, além dos quatro valores do Manifesto Ágil não serem igualmente adotados pelos membros Identificação de modelo cultural predominante
Contribuições teóricas/metodológicas
Identificação de modelo cultural predominante num contexto de Empresa Júnior, além da exploração das dificuldades enfrentadas neste contexto quando se trata de cultura organizacional e agilidade.
Contribuições sociais/para a gestão
Insights significativos sobre os significados subjacentes à cultura organizacional e ao engajamento dos membros, especialmente em contextos específicos de empresas compostas por jovens ingressando no mercado de trabalho e organizações baseadas em trabalho voluntário, que são alicerce para a agilidade organizacional.

Abstract

Study goals
Identify the alignment between the organizational cultural archetype and the values ​​of the Agile Manifesto practiced in a Junior Management Company.
Relevance / originality
Intersection between two crucial areas of management: agility and organizational culture, in a highly dynamic and changing environment, such as that of a Junior Management Company with over 30 years of existence.
Methodology / approach
Case study using a quantitative approach through a questionnaire, and collection of qualitative perceptions from the company's leaders, adaptation of the organizational culture to the Competing Values ​​Framework and open discussion about the values ​​of the Agile Manifesto.
Main results
The organization has a clan culture model, with a highly predominant internal focus, and with a reasonable focus on the flexibility of its internal processes, in addition to the four values ​​of the Agile Manifesto not being equally adopted by the members.
Theoretical / methodological contributions
Identification of the predominant cultural model in a Junior Company context, in addition to exploring the difficulties faced in this context when it comes to organizational culture and agility.
Social / management contributions
Significant insights into the underlying meanings of organizational culture and member engagement, especially in the specific contexts of young-entering companies and volunteer-based organizations, which are the foundation for organizational agility.