Objetivo do estudo
Analisar a influência da economia circular nas práticas sustentáveis em assentamento de agricultores familiares, propondo um framework para otimizar o ciclo de produção de hortaliças, visando a minimização de perdas e a promoção da sustentabilidade e eficiência produtiva.
Relevância/originalidade
Este estudo integra os conceitos de economia circular, práticas sustentáveis e empreendedoras, no contexto rural. A originalidade reside na aplicação desses conceitos em assentamentos agrícolas, visando a preservação e conservação ambiental.
Metodologia/abordagem
Pesquisa empírica com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória realizada no assentamento Serra Dourada, Goiás-GO, investigando quinze famílias de agricultores. Foram realizadas entrevistas e observação participante, para identificar os perfis sociodemográficos e profissional dos assentados, as atividades produtivas e as práticas agrícolas.
Principais resultados
Evidenciaram-se práticas sustentáveis e circulares no assentamento pesquisado. Identificou-se um ciclo fechado na produção de hortaliças com mínimas perdas, resultando na proposição de um framework.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo propõe um framework inovador para a produção de hortaliças baseado na economia circular, contribuindo para a literatura ao demonstrar a viabilidade de ciclos fechados. Oferece uma metodologia prática para aplicação em contextos rurais similares.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo destaca a importância das práticas sustentáveis na agricultura familiar, conscientiza sobre a preservação de recursos naturais e oferece diretrizes práticas para gestores implementarem estratégias de economia circular em contextos rurais, promovendo a sustentabilidade e eficiência produtiva.