Objetivo do estudo
Este artigo objetivo de propor um modelo para planejamento de front-end de projetos de estratégicos de pequeno porte e responder à questão de pesquisa sobre quais são os objetivos e entregáveis essenciais para o planejamento de front-end os projetos de pequeno porte.
Relevância/originalidade
Projetos pequenos, que são a maioria no setor industrial, podem ter grande impacto financeiro. O FEP, usado em projetos de grande porte, também é viável para projetos menores e menos complexos, com modelo proposto fácil de aplicar por profissionais com pouca experiência.
Metodologia/abordagem
O estudo foi dividido em quatro etapas: referencial teórico com o estudo dos dois modelos de FEP mais citados na literatura; a construção do modelo de FEP; validação do modelo com praticantes; e consolidação do modelo com insights provenientes das entrevistas.
Principais resultados
A principal entrega foi o desenvolvimento de um modelo de FEP para projetos de pequeno porte, validado por praticantes da área da Indústria 4.0, que ratificaram a relevância da ferramenta e afirmaram o interesse em aplicar em projetos futuros.
Contribuições teóricas/metodológicas
O presente artigo tem potencial contribuição acadêmica no que diz respeito à relevância do planejamento de front-end com objetivo de auxiliar nas etapas futuras de gestão do projeto e trazer alinhamento do objetivo com o resultado.
Contribuições sociais/para a gestão
A contribuição por uma abordagem prática, que visa facilitar a utilização da ferramenta por praticantes de pouca experiência, e assim disseminar o tema de FEP e buscar maior engajamento com a gestão de projetos.