Resumo

Título do Artigo

COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR E A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Abrir Arquivo

Tema

Inovação e Empreendedorismo Digital

Autores

Nome
1 - Leidimara da Silva Santos
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Nove de Julho - Campo Vergueiro
2 - Tatiana Ferreira Costa
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
3 - Vânia Maria Jorge Nassif
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
4 - ELOISA ELENA RAMOS DIAS SHINOHARA
UNISAN Centro Universitário - Jaçanã

Reumo

Objetivo do estudo
Investigar a intersecção entre comportamento empreendedor e transformação digital nas organizações.
Relevância/originalidade
Este estudo destaca a sinergia entre comportamento empreendedor e transformação digital, oferecendo insights para entender como comportamentos empreendedores podem facilitar e potencializar a transformação digital, promovendo vantagem competitiva e adaptação estratégica em organizações.
Metodologia/abordagem
Foi conduzida uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) explorando como o comportamento empreendedor e a transformação digital são discutidos e interligados em estudos existentes. Os 32 artigos incluídos para o desenvolvimento do estudo foram coletados na base Web of Science (WoS).
Principais resultados
Identificou-se que comportamentos empreendedores, como proatividade e inovação, são cruciais para o sucesso da transformação digital, influenciando diretamente o desempenho organizacional e a competitividade no mercado, além de facilitar a adaptação às mudanças tecnológicas.
Contribuições teóricas/metodológicas
Amplia a compreensão teórica sobre a intersecção do comportamento empreendedor com a transformação digital, utilizando metodologia de revisão sistemática para consolidar a literatura existente e destacar comportamentos empreendedores essenciais que suportam a transformação digital em ambientes organizacionais.
Contribuições sociais/para a gestão
Oferece informações e insights importantes para empreendedores que buscam promover, de maneira bem-sucedida, a transformação digital em seus negócios, valendo-se de comportamentos empreendedores fundamentais para o processo.

Abstract

Study goals
Investigate the intersection between entrepreneurial behavior and digital transformation in organizations.
Relevance / originality
This study highlights the synergy between entrepreneurial behavior and digital transformation, offering insights to understand how entrepreneurial behaviors can facilitate and enhance digital transformation, promoting competitive advantage and strategic adaptation in organizations.
Methodology / approach
A Systematic Literature Review (SLR) was conducted exploring how entrepreneurial behavior and digital transformation are discussed and interconnected in existing studies. The 32 articles included for the development of the study were collected from the Web of Science (WoS) database.
Main results
It was identified that entrepreneurial behaviors, such as proactivity and innovation, are crucial to the success of digital transformation, directly influencing organizational performance and market competitiveness, in addition to facilitating adaptation to technological changes.
Theoretical / methodological contributions
Expands theoretical understanding of the intersection of entrepreneurial behavior with digital transformation, using systematic review methodology to consolidate existing literature and highlight essential entrepreneurial behaviors that support digital transformation in organizational environments.
Social / management contributions
It offers important information and insights for entrepreneurs seeking to successfully promote digital transformation in their businesses, using entrepreneurial behaviors that are fundamental to the process.