Resumo

Título do Artigo

A GESTÃO DE CRONOGRAMAS NO DESENVOLVIMENTO DE VEÍCULOS: IMPACTO NA EFICIÊNCIA DO GERENCIAMENTO DE FORNECEDORES
Abrir Arquivo

Tema

Metodologias e Ferramentas de Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Karina Rocha
USP - Universidade de São Paulo - Poli Usp Pro
2 - Anderson Antônio de Lima
Centro Universitário Senac - Santo Amaro

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo é analisar a importância da gestão de cronogramas para o sucesso de projetos na indústria automotiva, com entrega de múltiplos fornecedores, considerando um acompanhamento ativo e de parceria com o fornecedor.
Relevância/originalidade
Apesar da importância da temática, pouco se sabe como a gestão de cronogramas em projetos com múltiplos fornecedores afeta o sucesso do projeto, desconsiderando a complexidade de um ambiente onde múltiplos stakeholders atuam e podem impactar no resultado final do projeto.
Metodologia/abordagem
A pesquisa é de natureza exploratória descritiva, realizada por meio de um estudo de caso em uma montadora de automóveis que atual globalmente Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, foram entrevistados quatro gestores de projetos que atuam na empresa.
Principais resultados
Os resultados da pesquisa enfatizam a importância do acompanhamento ativo dos fornecedores para o sucesso do projeto, demostrando que a parceria entre montadora e fornecedor é crucial para alcançar uma maior eficiência não apenas nas entregas.
Contribuições teóricas/metodológicas
Os achados da presente pesquisa possuem uma importante contribuição teórica, visto que complementa argumentos teóricos sobre a importância da gestão de cronogramas em projetos com entregas de múltiplos fornecedores, considerando que os resultados constataram que uma gestão eficaz de cronogramas.
Contribuições sociais/para a gestão
Os gestores podem utilizar os achados da pesquisa para implementarem uma gestão eficaz de cronogramas em projetos com a utilização do Kanban, com isso, melhorando a probabilidade de sucesso dos projetos, sobretudo de projetos com diversos fornecedores.

Abstract

Study goals
The objective is to analyze the importance of schedule management for the success of projects in the automotive industry, with delivery from multiple suppliers, considering active monitoring and partnership with the supplier.
Relevance / originality
Despite the importance of the topic, little is known about how schedule management in projects with multiple suppliers affects the success of the project, disregarding the complexity of an environment where multiple stakeholders act and can impact the final result.
Methodology / approach
The research is of an exploratory descriptive nature, carried out through a case study in an automobile manufacturer that operates globally. It is a study with a qualitative approach, in which four project managers who work in the company were interviewed.
Main results
The results of the research emphasize the importance of active monitoring of suppliers for the success of the project, demonstrating that the partnership between the manufacturer and the supplier is crucial to achieve greater efficiency not only in deliveries.
Theoretical / methodological contributions
The findings of this research have an important theoretical contribution, since they complement theoretical arguments about the importance of schedule management in projects with deliveries from multiple suppliers, considering that the results found that effective schedule management.
Social / management contributions
Managers can use the research findings to implement effective schedule management in projects using Kanban, thereby improving the likelihood of project success, especially projects with multiple suppliers.