Objetivo do estudo
O objetivo é analisar a importância da gestão de cronogramas para o sucesso de projetos na indústria automotiva, com entrega de múltiplos fornecedores, considerando um acompanhamento ativo e de parceria com o fornecedor.
Relevância/originalidade
Apesar da importância da temática, pouco se sabe como a gestão de cronogramas em projetos com múltiplos fornecedores afeta o sucesso do projeto, desconsiderando a complexidade de um ambiente onde múltiplos stakeholders atuam e podem impactar no resultado final do projeto.
Metodologia/abordagem
A pesquisa é de natureza exploratória descritiva, realizada por meio de um estudo de caso em uma montadora de automóveis que atual globalmente Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, foram entrevistados quatro gestores de projetos que atuam na empresa.
Principais resultados
Os resultados da pesquisa enfatizam a importância do acompanhamento ativo dos fornecedores para o sucesso do projeto, demostrando que a parceria entre montadora e fornecedor é crucial para alcançar uma maior eficiência não apenas nas entregas.
Contribuições teóricas/metodológicas
Os achados da presente pesquisa possuem uma importante contribuição teórica, visto que complementa argumentos teóricos sobre a importância da gestão de cronogramas em projetos com entregas de múltiplos fornecedores, considerando que os resultados constataram que uma gestão eficaz de cronogramas.
Contribuições sociais/para a gestão
Os gestores podem utilizar os achados da pesquisa para implementarem uma gestão eficaz de cronogramas em projetos com a utilização do Kanban, com isso, melhorando a probabilidade de sucesso dos projetos, sobretudo de projetos com diversos fornecedores.