Objetivo do estudo
Analisar as implicações da adoção do Scrum no setor de gestão da qualidade de uma construtora de habitação popular do Agreste Pernambucano.
Relevância/originalidade
O estudo pode ser particularmente relevante para outros pesquisadores interessados em estudar a Gestão de Projetos em diferentes setores produtivos e a identificar como as Metodologias Ágeis podem ser aplicadas em diferentes contextos organizacionais.
Metodologia/abordagem
A pesquisa é classificada como qualitativa, exploratória e descritiva, sob o formato de estudo de caso único. Na coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada. Os dados obtidos foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo.
Principais resultados
O estudo destaca a importância da implementação cuidadosa e adaptável do Scrum, evidenciando os seus benefícios, como transparência, colaboração, autonomia do time, clareza na priorização, foco na entrega de valor, evidenciando o sucesso do Scrum no setor de gestão da qualidade.
Contribuições teóricas/metodológicas
O presente estudo busca colaborar com a literatura ao discutir sobre um tema atual, relevante e que tem demonstrado crescimento nos últimos anos Além disso, tem como propósito estimular a realização de pesquisas em empresas da construção civil que empreguem Metodologias Ágeis.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo contribuirá com a empresa estudada ao lhe apresentar as implicações da implementação do Scrum, disponibilizando um diagnóstico que pode subsidiar futuras decisões, visando o aperfeiçoamento na utilização da metodologia.