Resumo

Título do Artigo

GESTÃO ACADÊMICA A DINÂMICA DO PRAZER E O SOFRIMENTO PSÍQUICO DE ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE
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Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - Valenir Dias Machado Corrêa da Costa
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Pedro Leopoldo
2 - Ester Eliane Jeunon
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Pedro Leopoldo

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar a forma como o sofrimento psíquico inerente ao processo de formação dos cursos superiores da área da Saúde é considerado no processo de planejamento e gestão educacional.
Relevância/originalidade
O sofrimento psíquico dos estudantes de cursos superiores da área da Saúde é uma realidade que pode impactar o desempenho acadêmico e a saúde mental. Por isso, torna-se importante integrar a abordagem desse tema em sua formação.
Metodologia/abordagem
Utilizou-se metodologia quantitativa e qualitativa, procedeu-se à investigação descritiva a partir da utilização de questionário baseado no modelo de pesquisa “Escala de vulnerabilidade”, de Nogueira (2017) e realização de entrevistas com coordenadores de curso da IES pesquisada.
Principais resultados
É fundamental que as instituições de ensino adotem políticas de apoio aos estudantes, promovendo a conscientização sobre a importância da saúde mental e oferecendo suporte emocional e psicológico Além disso, é necessário prover-lhes uma formação humanizada.
Contribuições teóricas/metodológicas
A aplicação da Escala de vulnerabilidade, de Nogueira (2017), permitiu analisar os construtos sobre o sofrimento psíquico e os problemas de saúde mental vividos por estudantes universitários.
Contribuições sociais/para a gestão
Este estudo foi importante por evidenciar o sofrimento mental dos estudantes da área da Saúde e contribuir para a inclusão dessa prática no planejamento e gestão das instituições de ensino.

Abstract

Study goals
Analyze the way in which the psychological suffering inherent to the training process of higher education courses in the area of ​​Health is considered in the educational planning and management process.
Relevance / originality
The psychological suffering of students in higher education courses in the area of ​​Health is a reality that can impact academic performance and mental health. Therefore, it is important to integrate the approach to this topic into your training.
Methodology / approach
Quantitative and qualitative methodology was used, descriptive research was carried out using a questionnaire based on the “Vulnerability Scale” research model by Nogueira (2017) and interviews with course coordinators at the HEI studied.
Main results
It is essential that educational institutions adopt policies to support students, promoting awareness of the importance of mental health and offering emotional and psychological support. In addition, it is necessary to provide them with humanized training.
Theoretical / methodological contributions
The application of the Vulnerability Scale, by Nogueira (2017), made it possible to analyze the constructs about psychological suffering and mental health problems experienced by university students.
Social / management contributions
This study was important for highlighting the mental suffering of students in the health field and contributing to the inclusion of this practice in the planning and management of educational institutions.