Objetivo do estudo
Analisar a forma como o sofrimento psíquico inerente ao processo de formação dos cursos superiores da área da Saúde é considerado no processo de planejamento e gestão educacional.
Relevância/originalidade
O sofrimento psíquico dos estudantes de cursos superiores da área da Saúde é uma realidade que pode impactar o desempenho acadêmico e a saúde mental. Por isso, torna-se importante integrar a abordagem desse tema em sua formação.
Metodologia/abordagem
Utilizou-se metodologia quantitativa e qualitativa, procedeu-se à investigação descritiva a partir da utilização de questionário baseado no modelo de pesquisa “Escala de vulnerabilidade”, de Nogueira (2017) e realização de entrevistas com coordenadores de curso da IES pesquisada.
Principais resultados
É fundamental que as instituições de ensino adotem políticas de apoio aos estudantes, promovendo a conscientização sobre a importância da saúde mental e oferecendo suporte emocional e psicológico Além disso, é necessário prover-lhes uma formação humanizada.
Contribuições teóricas/metodológicas
A aplicação da Escala de vulnerabilidade, de Nogueira (2017), permitiu analisar os construtos sobre o sofrimento psíquico e os problemas de saúde mental vividos por estudantes universitários.
Contribuições sociais/para a gestão
Este estudo foi importante por evidenciar o sofrimento mental dos estudantes da área da Saúde e contribuir para a inclusão dessa prática no planejamento e gestão das instituições de ensino.