Resumo

Título do Artigo

ATRIBUTOS DE VALOR E EFICIÊNCIA EM SERVIÇOS ACADÊMICOS: LEAN OFFICE E LEAN 4.0 NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA
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Tema

Estratégia no Contexto da Gestão Pública e do 3º Setor

Autores

Nome
1 - Tatiane dos Reis Silva Woytysiak Pereira
Universidade Federal da Bahia-UFBA - Escola Politécnica
2 - Cintia Novais
Universidade Federal da Bahia-UFBA - Escola Politécnica
3 - Felipe Guilherme Oliveira-Melo
Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF - Colegiado Acadêmico de Engenharia de Produção - Salgueiro
4 - AVA SANTANA BARBOSA
Universidade Federal da Bahia-UFBA - Escola Politécnica

Reumo

Objetivo do estudo
Definir os atributos de valor percebidos nos serviços acadêmico-administrativos pelos alunos de pós-graduação de uma instituição pública de ensino superior, utilizando os conceitos do Lean Office e Lean 4.0.
Relevância/originalidade
A originalidade reside na adaptação de conceitos do Lean Office e Lean 4.0 ao contexto acadêmico-administrativo. Ao explorar os atributos de valor específicos dos alunos de pós-graduação, o estudo traz uma nova perspectiva da aplicação do Lean em instituições de ensino.
Metodologia/abordagem
A pesquisa é descritiva, com abordagem qualitativa, baseada em revisão de literatura e entrevistas em grupo focal com alunos de pós-graduação. A coleta de dados envolveu seis estudantes, utilizando um grupo focal conduzido de forma virtual, com duração de 90 minutos.
Principais resultados
Os resultados destacam dez atributos de valor nos serviços acadêmicos, incluindo acesso, capacidade de resposta, comunicação, confiabilidade, conveniência da tecnologia de autoatendimento, empatia, imperceptibilidade, personalização, oportunidade e segurança. Esses atributos são centrais para melhorar a eficiência e a satisfação nos serviços oferecidos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Teoricamente, o estudo contribui para a aplicação dos conceitos Lean Office e Lean 4.0 no setor acadêmico-administrativo, ao mapear e redefinir atributos de valor a partir da perspectiva dos alunos, em nível de pós-graduação.
Contribuições sociais/para a gestão
Para a gestão, o estudo pode gerar melhorias específicas em processos acadêmico-administrativos, adaptando princípios Lean para reduzir desperdícios e otimizar o atendimento às demandas dos alunos.

Abstract

Study goals
To define the value attributes perceived in academic-administrative services by graduate students at a public higher education institution, utilizing the concepts of Lean Office and Lean 4.0.
Relevance / originality
The originality lies in adapting the concepts of Lean Office and Lean 4.0 to the academic-administrative context. By exploring the specific value attributes of graduate students, the study provides a new perspective on the application of Lean principles in educational institutions.
Methodology / approach
This research is descriptive with a qualitative approach, based on a literature review and focus group interviews with graduate students. Data collection involved six students, using a virtual focus group that lasted 90 minutes.
Main results
The findings highlight ten value attributes in academic services, including access, responsiveness, communication, reliability, convenience of self-service technology, empathy, imperceptibility, personalization, timeliness, and security. These attributes are essential for enhancing both efficiency and satisfaction in the services offered.
Theoretical / methodological contributions
Theoretically, the study contributes to the application of Lean Office and Lean 4.0 concepts in the academic-administrative sector by mapping and redefining value attributes from the perspective of graduate students.
Social / management contributions
For management, the study can lead to specific improvements in academic-administrative processes by adapting Lean principles to reduce waste and optimize the response to students' demands.