Objetivo do estudo
Definir os atributos de valor percebidos nos serviços acadêmico-administrativos pelos alunos de pós-graduação de uma instituição pública de ensino superior, utilizando os conceitos do Lean Office e Lean 4.0.
Relevância/originalidade
A originalidade reside na adaptação de conceitos do Lean Office e Lean 4.0 ao contexto acadêmico-administrativo. Ao explorar os atributos de valor específicos dos alunos de pós-graduação, o estudo traz uma nova perspectiva da aplicação do Lean em instituições de ensino.
Metodologia/abordagem
A pesquisa é descritiva, com abordagem qualitativa, baseada em revisão de literatura e entrevistas em grupo focal com alunos de pós-graduação. A coleta de dados envolveu seis estudantes, utilizando um grupo focal conduzido de forma virtual, com duração de 90 minutos.
Principais resultados
Os resultados destacam dez atributos de valor nos serviços acadêmicos, incluindo acesso, capacidade de resposta, comunicação, confiabilidade, conveniência da tecnologia de autoatendimento, empatia, imperceptibilidade, personalização, oportunidade e segurança. Esses atributos são centrais para melhorar a eficiência e a satisfação nos serviços oferecidos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Teoricamente, o estudo contribui para a aplicação dos conceitos Lean Office e Lean 4.0 no setor acadêmico-administrativo, ao mapear e redefinir atributos de valor a partir da perspectiva dos alunos, em nível de pós-graduação.
Contribuições sociais/para a gestão
Para a gestão, o estudo pode gerar melhorias específicas em processos acadêmico-administrativos, adaptando princípios Lean para reduzir desperdícios e otimizar o atendimento às demandas dos alunos.