Resumo

Título do Artigo

O PAPEL MEDIADOR DA ORIENTAÇÃO PARA METAS DE APRENDIZAGEM NA RELAÇÃO ENTRE DIMENSÕES DA ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA E O SUCESSO DO PROJETO
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia Comportamental

Autores

Nome
1 - Joelma Maria Pereira Simplicio
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Marcio Saraiva Mattos
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Campus Memorial

Reumo

Objetivo do estudo
Este estudo investiga o papel mediador da Orientação para Metas de Aprendizagem (Learning goal orientation - LGO) na relação entre dimensões da Orientação Empreendedora (OE) e o sucesso de projetos, especificamente em termos de eficiência do projeto, impacto na equipe e impacto.
Relevância/originalidade
Este estudo é relevante por abordar a lacuna na literatura sobre a mediação da Orientação para a Aprendizagem (LGO) entre dimensões da Orientação Empreendedora e o sucesso do projeto, oferecendo contribuições para otimizar a gestão de projetos e melhorar os resultados.
Metodologia/abordagem
A pesquisa utilizou uma survey eletrônica aplicada a uma amostra de 351 gerentes de projetos de diversos setores. Os dados foram analisados por meio de modelagem de equações estruturais (PLS-SEM).
Principais resultados
Os resultados indicam que a OM-Aprendizagem medeia significativamente a relação entre as dimensões da OE, como proatividade e assunção de riscos, e os resultados do projeto, melhorando a coesão da equipe e a eficiência do projeto.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo oferece uma contribuição original ao demonstrar como a LGO pode transformar dimensões da OE em resultados positivos para o sucesso de projetos, destacando a importância dessa mediação para uma gestão mais eficaz de projetos.
Contribuições sociais/para a gestão
Este estudo orienta empresas a integrarem a Orientação Empreendedora nas práticas de gestão de projetos, promovendo-a como uma cultura organizacional que permeia todos os níveis, garantindo que seus benefícios se traduzam em sucesso tangível no mercado.

Abstract

Study goals
This study investigates the mediating role of Learning Goal Orientation (LGO) in the relationship between dimensions of Entrepreneurial Orientation (EO) and project success, specifically in terms of project efficiency, team impact, and impact.
Relevance / originality
This study is relevant because it addresses the gap in the literature on the mediation of Learning Orientation (LGO) between dimensions of Entrepreneurial Orientation and project success, offering contributions to optimize project management and improve results.
Methodology / approach
The research used an electronic survey applied to a sample of 351 project managers from different sectors. The data were analyzed using structural equation modeling (PLS-SEM).
Main results
The results indicate that OM-Learning significantly mediates the relationship between EO dimensions, such as proactivity and risk-taking, and project outcomes, improving team cohesion and project efficiency.
Theoretical / methodological contributions
The study offers an original contribution by demonstrating how LGO can transform EO dimensions into positive results for project success, highlighting the importance of this mediation for more effective project management.
Social / management contributions
This study guides companies to integrate Entrepreneurial Orientation into project management practices, promoting it as an organizational culture that permeates all levels, ensuring that its benefits translate into tangible success in the market.