Objetivo do estudo
Este estudo investiga o papel mediador da Orientação para Metas de Aprendizagem (Learning goal orientation - LGO) na relação entre dimensões da Orientação Empreendedora (OE) e o sucesso de projetos, especificamente em termos de eficiência do projeto, impacto na equipe e impacto.
Relevância/originalidade
Este estudo é relevante por abordar a lacuna na literatura sobre a mediação da Orientação para a Aprendizagem (LGO) entre dimensões da Orientação Empreendedora e o sucesso do projeto, oferecendo contribuições para otimizar a gestão de projetos e melhorar os resultados.
Metodologia/abordagem
A pesquisa utilizou uma survey eletrônica aplicada a uma amostra de 351 gerentes de projetos de diversos setores. Os dados foram analisados por meio de modelagem de equações estruturais (PLS-SEM).
Principais resultados
Os resultados indicam que a OM-Aprendizagem medeia significativamente a relação entre as dimensões da OE, como proatividade e assunção de riscos, e os resultados do projeto, melhorando a coesão da equipe e a eficiência do projeto.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo oferece uma contribuição original ao demonstrar como a LGO pode transformar dimensões da OE em resultados positivos para o sucesso de projetos, destacando a importância dessa mediação para uma gestão mais eficaz de projetos.
Contribuições sociais/para a gestão
Este estudo orienta empresas a integrarem a Orientação Empreendedora nas práticas de gestão de projetos, promovendo-a como uma cultura organizacional que permeia todos os níveis, garantindo que seus benefícios se traduzam em sucesso tangível no mercado.