Objetivo do estudo
Este artigo discute o comportamento de consumo de pequenos frotistas em relação à aquisição de serviços de reforma de pneus de carga como alternativa sustentável para a solução de redução de custos em logística.
Relevância/originalidade
Estudos anteriores focaram na área de engenharia de produção, uso, desempenho e impactos ao meio ambiente, comportamento de compra de pneus novos, estudos associativos ou governamentais, não apresentando na literatura estudos em marketing ou mesmo administração de empresas e suas áreas derivadas.
Metodologia/abordagem
Foi proposto e refinado um modelo sobre os antecedentes da percepção de valor (os itens do questionário foram reorganizados por meio de análise fatorial exploratória e confirmatória) a partir de uma pesquisa realizada com 109 caminhoneiros.
Principais resultados
Os antecedentes da percepção de valor dos pequenos frotistas em relação ao serviço de reforma de pneus de carga são os construtos Sentimental; Reputação; Lealdade; Conveniência; Custo-benefício.
Contribuições teóricas/metodológicas
Por meio de nosso referencial teórico (que representa uma primeira contribuição teórica), organizado em dois eixos, propomos um novo modelo que apresenta os antecedentes da percepção de valor em termos de reforma de pneus de carga.
Contribuições sociais/para a gestão
Este estudo ajuda os pequenos reformadores de pneus a compreender melhor seus clientes e permite um melhor atendimento ao cliente, o que culmina em maior participação de mercado e lucratividade.