Resumo

Título do Artigo

IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA E VALOR PARA A EMPRESA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM APOIO DE MACHINE LEARNING
Abrir Arquivo

Tema

Tópicos Especiais em Estratégia

Autores

Nome
1 - LUIS ALBERTO FIGUEIREDO DE SOUSA
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Luís Fábio Cavalcanti da Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
3 - NAICHE VAN DER POEL
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
4 - Vinícius Rodrigues Silva Pires
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
Explorar como a literatura aborda a relação entre Implementação da Estratégia e Valor para a Empresa
Relevância/originalidade
A produção acadêmica sobre a Implementação da Estratégia (IdE) é fragmentada, sem um corpo de conhecimento unificado e concentrados na formulação da estratégia. São escassis estudos focados na implementação e seu impacto no desempenho e valor para as empresas
Metodologia/abordagem
Revisão sistemática da literatura com apoio de machine learning e uso do Latent Dirichlet Allocation
Principais resultados
Identificados sete tópicos que os estudos focam, sendo que os topicos que concentram maior parte dos estudos referem-se à Gestão Estratégica e o desempenho empresarial, ou a Gestão Estratégica e o Valor Corporativo
Contribuições teóricas/metodológicas
A contribuição teórica dá-se pela constatação de lacuna que associe mensuração da implementação da estratégia com a mensuração do valor. A contribuição metodológica dá-se pelo uso ainda inicial de aprendizagem de máquina para suportar RSL
Contribuições sociais/para a gestão
A análise estatística da correlação confirmou significância entre “Gestão Empresarial Sustentável e Inovação Internacional"

Abstract

Study goals
Explore how the literature addresses the relationship between Strategy Implementation and Company Value
Relevance / originality
Academic literature on Strategy Implementation (IdE) is fragmented, lacking a unified body of knowledge and focused on strategy formulation. There are few studies focused on implementation and its impact on performance and value for companies.
Methodology / approach
Systematic literature review supported by machine learning and Latent Dirichlet Allocation
Main results
Seven topics that the studies focus on were identified, with the topics that most studies focus on referring to Strategic Management and business performance, or Strategic Management and Corporate Value.
Theoretical / methodological contributions
The theoretical contribution is made by identifying a gap that associates the measurement of strategy implementation with the measurement of value. The methodological contribution is made by the still initial use of machine learning to support RSL.
Social / management contributions
Statistical analysis of the correlation confirmed significance between “Sustainable Business Management and International Innovation”