Objetivo do estudo
Entender qual o efeito da avaliação negativa (versus positiva) na credibilidade do influenciador digital na comunicação de marketing (reviews).
Relevância/originalidade
Com a ascensão dos desinfluenciadores e o aumento do uso de mídias digitais, a pesquisa preenche uma lacuna e oferece novas perspectivas sobre o impacto das críticas negativas na decisão de compra.
Metodologia/abordagem
Foi realizado um estudo quase-experimental com 60 respondentes, cujos resultados tornaram possível identificar que pessoas com baixo conhecimento de persuasão identificam menos que a avaliação pode não ser verdadeira e que o influenciador pode estar sendo pago.
Principais resultados
Os resultados indicam que avaliações negativas de influenciadores podem ser percebidas como mais autênticas, especialmente quando os consumidores têm conhecimento de persuasão alto (versus baixo).
Contribuições teóricas/metodológicas
Este estudo oferece insights sobre o fenômeno do deinfluencing e sua eficácia em um contexto de consumo digital, preenchendo lacunas na compreensão do papel das críticas negativas e da credibilidade na decisão de compra.
Contribuições sociais/para a gestão
Este estudo orienta gestores de marketing ao mostrar que avaliações negativas de influenciadores aumentam a credibilidade deles Destaca a necessidade de fortalecer o envolvimento com a marca para proteger sua imagem contra críticas negativas e aprimorar a eficácia das campanhas de marketing.