Objetivo do estudo
O objetivo é examinar a relação entre os indicadores de desempenho ESG e o desempenho financeiro, investigar o papel mediador da legitimidade, conforme proposto pela teoria institucional.
Relevância/originalidade
Este estudo busca fornecer insights sobre como as organizações podem alavancar suas iniciativas ESG para melhorar o desempenho financeiro, mantendo a legitimidade na percepção das partes interessadas e da sociedade em geral.
Metodologia/abordagem
Ensaio teórico
Principais resultados
Forneceu insights sobre como as organizações gerenciam estrategicamente suas práticas ESG para melhorar o desempenho financeiro, mantendo a legitimidade
Contribuições teóricas/metodológicas
Ressalta a importância estratégica de integrar práticas ESG à governança e estratégia corporativa, não apenas para o desempenho financeiro, mas também para a sustentabilidade e a confiança das partes interessadas.
Contribuições sociais/para a gestão
Aproveitando a legitimidade organizacional como um fator de mediação, as organizações podem navegar em cenários institucionais complexos de forma mais eficaz, impulsionar a criação de valor a longo prazo e contribuir para um ambiente de negócios mais sustentável e responsável.