Objetivo do estudo
Analisar a implementação de políticas e práticas voltadas para a igualdade de gênero no Tribunal de Justiça do Maranhão, em conformidade com o ODS 5 da Agenda 2030.
Relevância/originalidade
A pesquisa preenche uma lacuna ao examinar a aplicação específica do ODS 5 no contexto do Judiciário maranhense, oferecendo uma análise detalhada e contextualizada dos desafios e avanços na promoção da igualdade de gênero dentro de instituições públicas, especialmente no TJMA.
Metodologia/abordagem
Abordagem qualitativa, utilizando o método indutivo com foco jurídico-social e objetivos exploratórios e descritivos, baseados na revisão da literatura e análise documental de normativas e relatórios do Conselho Nacional de Justiça - CNJ e Tribunal de Justiça do Maranhão -TJMA.
Principais resultados
Identificou-se a criação de políticas como a Resolução nº 582020 e o Grupo Maria Firmina, impulsionando a igualdade de gênero no TJMA. Contudo, persistem desafios como a sub-representação feminina em cargos de liderança e a necessidade de monitoramento contínuo dessas iniciativas.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo aprofunda a análise das políticas de igualdade de gênero no Judiciário, propondo novas abordagens para avaliar a efetividade dessas iniciativas, contribuindo para o avanço das pesquisas sobre implementação do ODS 5 em contextos institucionais.
Contribuições sociais/para a gestão
Reforça a necessidade de políticas institucionais para promover um ambiente mais inclusivo no TJMA, como a implementação de programas de mentoria e a criação de comitês de monitoramento da igualdade de gênero, sugerindo ações práticas para aprimorar a gestão pública nesse âmbito.