Objetivo do estudo
O presente artigo tem por objetivo o desenvolvimento de um índice de vulnerabilidade socioeconômica estribando-se em um referencial teórico robusto e utilizando-se uma metodologia estatística adequada de modo a assegurar objetividade em sua construção.
Relevância/originalidade
A relevância do trabalho é o preenchimento de uma lacuna representada pela inexistência de um estudo sistematizado de desenvolvimento de um índice de vulnerabilidade socioeconômica (IVS) estribado em um referencial teórico expressivo e norteado por uma metodologia estatística.
Metodologia/abordagem
Utilizou-se como procedimento metodológico a análise fatorial, no qual foi possível testar o modelo sugerido pelo referencial teórico bem como extrair os pesos a serem utilizados no cálculo do Índice de vulnerabilidade socioeconômica para o IFMG.
Principais resultados
Construiu-se uma equação para o cálculo do índice geral em função dos seus componentes sugeridos pelo modelo analítico extraído do referencial teórico. Adicionalmente, construiu-se mais 3 equações que permitem calcular cada construto constitutivo do modelo em função de seus respectivos indicadores.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo desenvolve um modelo analítico estribado em um relevante referencial teórico e se utiliza de um instrumental estatístico adequado à construção de um índice de vulnerabilidade sócio econômica em bases objetivas.
Contribuições sociais/para a gestão
O artigo apresenta um instrumento gerencial e um subsídio para o desenho de uma estratégia de aplicação de recursos públicos uma vez que mostra, utilizando uma metodologia objetiva, o peso de cada um dos componentes para a formação do IVS.