Resumo

Título do Artigo

PERCEPÇÃO DE JUSTIÇA PROCEDIMENTAL DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO INDIVIDUAL EM UMA DISTRIBUIDORA DE GÁS NATURAL DO NORDESTE
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Tema

Estratégia Comportamental

Autores

Nome
1 - Ramiro Rodrigues Sumar
Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da UFC - PPAC

Reumo

Objetivo do estudo
Este estudo investiga a percepção de justiça procedimental na avaliação de desempenho individual em uma distribuidora de gás natural no Ceará. A pesquisa, descritiva e quantitativa, utilizou a escala de percepção de justiça de procedimentos (Gomide Júnior; Lima; Faria Neto, 1996).
Relevância/originalidade
O estudo justifica-se por demonstrar que a avaliação de desempenho é essencial para gestão de pessoas, identificando pontos fortes e áreas de melhoria, além de fornecer dados para programas de treinamento. Traz também novas inferências sobre avaliação de desempenho e justiça.
Metodologia/abordagem
A pesquisa quantitativa mediu níveis percebidos de justiça procedimental na avaliação de desempenho individual, permitindo identificar padrões significativos. Proporcionou uma visão multifacetada da justiça organizacional na Cegás, oferecendo insights valiosos para teoria e prática.
Principais resultados
Os resultados indicaram baixo nível de percepção de justiça nos procedimentos de avaliação na Cegás, alinhando-se a estudos anteriores sobre impactos negativos no engajamento e motivação (Colquitt et al , 2001; Greenberg, 2011) A falta de participação dos colaboradores na definição dos
Contribuições teóricas/metodológicas
Os resultados deste estudo contribuíram para enriquecer o crescente acervo bibliográfico sobre justiça organizacional, fornecendo insights valiosos para a gestão da Cegás e para outras organizações interessadas em melhorar as práticas de percepção de justiça em relação a procedimentos adotados.
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados aqui explicitados têm implicações importantes para a teoria e para a prática Em termos teóricos, os achados enriquecem a literatura sobre percepção de justiça organizacional, mostrando a complexidade em se tornar um procedimento perceptível como justo, mesmo com as ações

Abstract

Study goals
This study investigates the perception of procedural justice in individual performance evaluation at a natural gas distributor in Ceará. The descriptive and quantitative research utilized the Procedural Justice Perception Scale (Gomide Júnior; Lima; Faria Neto, 1996).
Relevance / originality
The study is justified by demonstrating that performance evaluation is essential for people management, identifying strengths and areas for improvement, and providing data for training programs. It also brings new insights into performance evaluation and justice.
Methodology / approach
The quantitative research measured perceived levels of procedural justice in individual performance evaluation, identifying significant patterns. It provided a multifaceted view of organizational justice at Cegás, offering valuable insights for both theory and practice.
Main results
The results indicated a low level of perceived justice in the evaluation procedures at Cegás, aligning with previous studies on negative impacts on engagement and motivation (Colquitt et al , 2001; Greenberg, 2011) The lack of employee participation in defining the criteria
Theoretical / methodological contributions
The results of this study contributed to enriching the growing body of literature on organizational justice, providing valuable insights for the management of Cegás and other organizations interested in improving the practices of perceived justice in relation to adopted procedures.
Social / management contributions
The results presented have important implications for both theory and practice. Theoretically, the findings enrich the literature on organizational justice perception, highlighting the complexity of making a procedure perceptibly fair, even with proactive actions.