Objetivo do estudo
Este estudo investiga a percepção de justiça procedimental na avaliação de desempenho individual em uma distribuidora de gás natural no Ceará. A pesquisa, descritiva e quantitativa, utilizou a escala de percepção de justiça de procedimentos (Gomide Júnior; Lima; Faria Neto, 1996).
Relevância/originalidade
O estudo justifica-se por demonstrar que a avaliação de desempenho é essencial para gestão de pessoas, identificando pontos fortes e áreas de melhoria, além de fornecer dados para programas de treinamento. Traz também novas inferências sobre avaliação de desempenho e justiça.
Metodologia/abordagem
A pesquisa quantitativa mediu níveis percebidos de justiça procedimental na avaliação de desempenho individual, permitindo identificar padrões significativos. Proporcionou uma visão multifacetada da justiça organizacional na Cegás, oferecendo insights valiosos para teoria e prática.
Principais resultados
Os resultados indicaram baixo nível de percepção de justiça nos procedimentos de avaliação na Cegás, alinhando-se a estudos anteriores sobre impactos negativos no engajamento e motivação (Colquitt et al , 2001; Greenberg, 2011) A falta de participação dos colaboradores na definição dos
Contribuições teóricas/metodológicas
Os resultados deste estudo contribuíram para enriquecer o crescente acervo bibliográfico sobre justiça organizacional, fornecendo insights valiosos para a gestão da Cegás e para outras organizações interessadas em melhorar as práticas de percepção de justiça em relação a procedimentos adotados.
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados aqui explicitados têm implicações importantes para a teoria e para a prática Em termos teóricos, os achados enriquecem a literatura sobre percepção de justiça organizacional, mostrando a complexidade em se tornar um procedimento perceptível como justo, mesmo com as ações