Resumo

Título do Artigo

CAPTAÇÃO DE RECURSOS EM STARTUPS SOB A ÓTICA DA TEORIA DE REDES
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Tema

Estratégia e Desempenho em Inovação e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Lucas Cunha Araújo
Centro Universitário Unihorizontes - Barro Preto
2 - Jerisnaldo Matos Lopes
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3 - Victor Silva Corrêa
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4 - Caissa Veloso e Sousa
Centro Universitário Unihorizontes - Barro Preto

Reumo

Objetivo do estudo
Identificar e analisar as estratégias utilizadas por startups para a formação de redes no intuito de captar recursos financeiros e o desenvolvimento de relacionamento com atores de interesse.
Relevância/originalidade
A teoria de redes analisa os esforços de empreendedores na captação de recursos para o desenvolvimento de startups, destacando modalidades de financiamento no mercado brasileiro e o relacionamento com investidores, essenciais para o sucesso dos projetos.
Metodologia/abordagem
Natureza descritiva com abordagem qualitativa e entrevista, como técnica de coleta de dados, realizada com empreendedores que buscam financiamento para startups.
Principais resultados
Startups buscam recursos financeiros desde a fase inicial. Empreendedores formam redes com parceiros e investidores para captar recursos e desenvolver o negócio. Estratégias são adotadas para a captação, destacando-se modalidades de financiamento e esforços de relacionamento com investidores.
Contribuições teóricas/metodológicas
Novos negócios necessitam de recursos para desenvolvimento, enquanto a teoria de redes relaciona-se com a capacidade de formação de conexão entre atores interessados no negócio e contribui para ações de captação de recursos em modalidades disponíveis no mercado brasileiro.
Contribuições sociais/para a gestão
Contribuir com saber que aprimore as estratégias de formação de redes de startups pertencentes ao ecossistema brasileiro de inovação.

Abstract

Study goals
Identify and analyze the strategies used by startups to form networks in order to capture financial resources and develop relationships with stakeholders.
Relevance / originality
Network theory analyzes the efforts of entrepreneurs to raise funds for the development of startups, highlighting financing modalities in the Brazilian market and relationships with investors, which are essential for the success of projects.
Methodology / approach
Descriptive nature with a qualitative approach and interviews, as a data collection technique, carried out with entrepreneurs seeking financing for startups.
Main results
Startups seek financial resources from the initial stage. Entrepreneurs form networks with partners and investors to raise funds and develop the business. Strategies are adopted for fundraising, highlighting financing modalities and investor relationship efforts.
Theoretical / methodological contributions
New businesses require resources for development, while network theory relates to the ability to form connections between actors interested in the business and contributes to fundraising actions in modalities available in the Brazilian market.
Social / management contributions
Contribute with knowledge that improves strategies for forming startup networks belonging to the Brazilian innovation ecosystem.