Objetivo do estudo
Identificar e analisar as estratégias utilizadas por startups para a formação de redes no intuito de captar recursos financeiros e o desenvolvimento de relacionamento com atores de interesse.
Relevância/originalidade
A teoria de redes analisa os esforços de empreendedores na captação de recursos para o desenvolvimento de startups, destacando modalidades de financiamento no mercado brasileiro e o relacionamento com investidores, essenciais para o sucesso dos projetos.
Metodologia/abordagem
Natureza descritiva com abordagem qualitativa e entrevista, como técnica de coleta de dados, realizada com empreendedores que buscam financiamento para startups.
Principais resultados
Startups buscam recursos financeiros desde a fase inicial. Empreendedores formam redes com parceiros e investidores para captar recursos e desenvolver o negócio. Estratégias são adotadas para a captação, destacando-se modalidades de financiamento e esforços de relacionamento com investidores.
Contribuições teóricas/metodológicas
Novos negócios necessitam de recursos para desenvolvimento, enquanto a teoria de redes relaciona-se com a capacidade de formação de conexão entre atores interessados no negócio e contribui para ações de captação de recursos em modalidades disponíveis no mercado brasileiro.
Contribuições sociais/para a gestão
Contribuir com saber que aprimore as estratégias de formação de redes de startups pertencentes ao ecossistema brasileiro de inovação.