Objetivo do estudo
Este trabalho visa apresentar os resultados de uma análise multigrupo para explorar as diferenças no modelo teórico do estudo anterior, considerando os regimes de trabalho presencial, híbrido e work from home.
Relevância/originalidade
Este estudo busca contribuir com a literatura sobre motivação, engajamento e desempenho de indivíduos em equipes de projetos, além de auxiliar praticantes na escolha do melhor regime de trabalho para suas equipes.
Metodologia/abordagem
A metodologia adotada foi a análise multigrupo, empregando modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados parciais (PLS-SEM).
Principais resultados
A regulação intrínseca tem um impacto positivo no engajamento, enquanto a amotivação apresenta uma relação negativa em todos os regimes de trabalho. A relação entre engajamento e desempenho é moderada nos regimes presencial e híbrido, mas fraca no work from home.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este estudo valida um modelo teórico que explora a relação entre motivação, engajamento e desempenho em diferentes regimes de trabalho.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo fornece insights para gestores sobre a escolha do regime de trabalho que melhor favorece a motivação e o desempenho dos membros da equipe de projetos.