Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE MULTIGRUPO DOS REGIMES DE TRABALHO NA RELAÇÃO ENTRE MOTIVAÇÃO E ENGAJAMENTO NO DESEMPENHO DO INDIVÍDUO DA EQUIPE DE PROJETOS
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Tema

Competências Organizacionais e Individuais na Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Celso Danilo da Mota
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Elida Cristina Dias Calheira
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
3 - Milton Sampaio Castro de Oliveira
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - São Paulo
4 - Marcelo Luiz do Amaral Gonçalves
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial

Reumo

Objetivo do estudo
Este trabalho visa apresentar os resultados de uma análise multigrupo para explorar as diferenças no modelo teórico do estudo anterior, considerando os regimes de trabalho presencial, híbrido e work from home.
Relevância/originalidade
Este estudo busca contribuir com a literatura sobre motivação, engajamento e desempenho de indivíduos em equipes de projetos, além de auxiliar praticantes na escolha do melhor regime de trabalho para suas equipes.
Metodologia/abordagem
A metodologia adotada foi a análise multigrupo, empregando modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados parciais (PLS-SEM).
Principais resultados
A regulação intrínseca tem um impacto positivo no engajamento, enquanto a amotivação apresenta uma relação negativa em todos os regimes de trabalho. A relação entre engajamento e desempenho é moderada nos regimes presencial e híbrido, mas fraca no work from home.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este estudo valida um modelo teórico que explora a relação entre motivação, engajamento e desempenho em diferentes regimes de trabalho.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo fornece insights para gestores sobre a escolha do regime de trabalho que melhor favorece a motivação e o desempenho dos membros da equipe de projetos.

Abstract

Study goals
Present the results of a multigroup analysis to explore the differences in the theoretical model of the previous study, considering the work regimes: on-site, hybrid, and work from home.
Relevance / originality
Contribute to the literature on motivation, engagement, and individual performance in project teams, and assist practitioners in choosing the best work regime for their teams.
Methodology / approach
Multigroup analysis employing partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM).
Main results
Intrinsic motivation regulation positively impacts engagement, while amotivation shows a negative relationship across all work regimes. The relationship between engagement and performance is moderate in on-site and hybrid regimes but weak in work from home.
Theoretical / methodological contributions
Validation of a theoretical model exploring the relationship between motivation, engagement, and performance across different work regimes.
Social / management contributions
Providing insights for managers on choosing the work regime that best supports the motivation and performance of project team members.