Resumo

Título do Artigo

IMPACTO DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM PMO NA GESTÃO DE PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO EM UM HOSPITAL
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Tema

PMO: Portfólio, Maturidade e Estratégia

Autores

Nome
1 - Rogério Gonçalves de Oliveira
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Luciano Ferreira da Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
3 - Luciana Viel Gomes
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
Este relato técnico tem como objetivo descrever os resultados da implantação de um Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) em um hospital privado, analisando seus impactos na gestão de projetos e na qualidade dos serviços hospitalares.
Relevância/originalidade
Este estudo observa como o EGP pode criar ferramentas de gestão de dados, melhor definição e compreensão de indicadores estratégicos e operacionais, bem como melhorar a participação efetiva de todas as áreas envolvidas nos projetos promovendo uma comunicação estruturada e eficaz.
Metodologia/abordagem
Utilizou-se a observação não participante, entrevistas semiestruturadas com profissionais envolvidos na implantação do EGP e análise de documentos. As entrevistas foram realizadas com cinco colaboradores e analisadas por meio de análise de conteúdo.
Principais resultados
Os resultados apontaram que o hospital enfrentava desafios como falta de organização, centralização de informações e uma abordagem sistemática para projetos e indicadores. A comunicação entre equipes era fragmentada, resultando em informações divergentes e dificuldades na definição de objetivos estratégicos.
Contribuições teóricas/metodológicas
O desenvolvimento de práticas eficazes e adaptadas de EGP às necessidades específicas do setor hospitalar. O EGP é indispensável para enfrentar desafios emergentes, inovar e garantir uma gestão de projetos eficiente no contexto hospitalar, promovendo uma cultura de transparência, eficiência e colaboração.
Contribuições sociais/para a gestão
A gestão de projetos pode melhorar a qualidade dos cuidados de saúde, otimizar o uso de recursos e informar políticas de saúde. Isso resulta em uma abordagem mais sistemática e integrada, elevando a eficiência e a eficácia das operações do hospital.

Abstract

Study goals
This technical report aims to describe the results of the implementation of a Project Management Office (PMO) in a private hospital, analyzing its impacts on project management and the quality of hospital services.
Relevance / originality
This study observes how PMO can create data management tools, better definition and understanding of strategic and operational indicators, as well as improve the effective participation of all areas involved in projects promoting a structured and effective communication.
Methodology / approach
This research employed non-participant observation, semi-structured interviews with professionals involved in the implementation of the PMO and document analysis were used. The interviews were carried out with five employees and analyzed using content analysis.
Main results
The results showed that the hospital faced challenges such as lack of organization, centralization of information and a systematic approach to projects and indicators. Communication between teams was fragmented, resulting in divergent information and difficulties in defining strategic objectives.
Theoretical / methodological contributions
The development of effective and adapted PMO practices to the specific needs of the hospital sector. The PMO is essential to face emerging challenges, innovate and ensure efficient project management in the hospital context, promoting a culture of transparency, efficiency and collaboration.
Social / management contributions
Project management can improve the quality of healthcare, optimize the use of resources and inform healthcare policy. This results in a more systematic and integrated approach, increasing the efficiency and effectiveness of hospital operations.