Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DA INOVAÇÃO: EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
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Tema

Estratégia e Desempenho em Inovação e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Maria Danyela Martins Furlan
UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - PROINOVA
2 - Juliani Karsten Alves
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3 - Daniel Pinheiro Bernardon
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4 - Matheus Leal Marconatto
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Reumo

Objetivo do estudo
Analisar de forma detalhada as experiências e práticas da Politica de Inovação em Instituições de Ensino Superior, destacando sua implementação e impacto para oferecer ideias sobre o desenvolvimento acadêmico e as estratégias adotadas.
Relevância/originalidade
A Política de Inovação é recente nas IES, com cada universidade elaborando e executando suas próprias políticas. Este estudo é relevante como exemplo de implementação, oferecendo insights relevantes sobre práticas e estratégias inovadoras aplicáveis em outras instituições.
Metodologia/abordagem
O método de relato de experiência realizou uma contextualização específica e detalhada das práticas da Politica de Inovação na Instituição. Fornecendo uma descrição de como ocorreu a implementação de uma sistemática para a apreciação e mensuração do programa de inovação.
Principais resultados
Dezesseis projetos estratégicos iniciaram sua execução, apresentando resultados qualitativos e quantitativos. Destacaram-se na revitalização de laboratórios e capacitação, com maior adesão em popularização da ciência e desenvolvimento de novas tecnologias. Indicadores de captação de recursos e retorno financeiro foram menos positivos.
Contribuições teóricas/metodológicas
A Política de Inovação é uma resolução individual de cada IES. A metodologia apresentada neste estudo oferece um modelo adaptável, permitindo que outras instituições apliquem e personalizem as estratégias de inovação conforme suas necessidades específicas.
Contribuições sociais/para a gestão
Uma Política de Inovação com metodologia de implementação e avaliação contribui para ações mais assertivas, impactando positivamente a IES e todo o ecossistema, promovendo um desenvolvimento integrado e sustentável.

Abstract

Study goals
To analyze in detail the experiences and practices of the Innovation Policy in Higher Education Institutions, highlighting its implementation and impact to provide insights into academic development and the strategies adopted.
Relevance / originality
The Innovation Policy is recent in HEIs, with each university developing and implementing its own policies. This study is relevant as an example of implementation, offering valuable insights into innovative practices and strategies applicable to other institutions.
Methodology / approach
The experience report method provided a specific and detailed contextualization of the Innovation Policy practices at the institution. It offered a description of how a systematic approach was implemented for the evaluation and measurement of the innovation program.
Main results
Sixteen strategic projects began their execution, presenting qualitative and quantitative results They stood out in the revitalization of laboratories and training, with greater adherence to the popularization of science and development of new technologies Resource acquisition and financial return were less positive
Theoretical / methodological contributions
The Innovation Policy is an individual resolution of each HEI. The methodology presented in this study offers an adaptable model, allowing other institutions to apply and customize innovation strategies according to their specific needs.
Social / management contributions
An Innovation Policy with an implementation and evaluation methodology contributes to more assertive actions, positively impacting the HEI and the entire ecosystem, promoting integrated and sustainable development.