Objetivo do estudo
Analisar de forma detalhada as experiências e práticas da Politica de Inovação em Instituições de Ensino Superior, destacando sua implementação e impacto para oferecer ideias sobre o desenvolvimento acadêmico e as estratégias adotadas.
Relevância/originalidade
A Política de Inovação é recente nas IES, com cada universidade elaborando e executando suas próprias políticas. Este estudo é relevante como exemplo de implementação, oferecendo insights relevantes sobre práticas e estratégias inovadoras aplicáveis em outras instituições.
Metodologia/abordagem
O método de relato de experiência realizou uma contextualização específica e detalhada das práticas da Politica de Inovação na Instituição. Fornecendo uma descrição de como ocorreu a implementação de uma sistemática para a apreciação e mensuração do programa de inovação.
Principais resultados
Dezesseis projetos estratégicos iniciaram sua execução, apresentando resultados qualitativos e quantitativos. Destacaram-se na revitalização de laboratórios e capacitação, com maior adesão em popularização da ciência e desenvolvimento de novas tecnologias. Indicadores de captação de recursos e retorno financeiro foram menos positivos.
Contribuições teóricas/metodológicas
A Política de Inovação é uma resolução individual de cada IES. A metodologia apresentada neste estudo oferece um modelo adaptável, permitindo que outras instituições apliquem e personalizem as estratégias de inovação conforme suas necessidades específicas.
Contribuições sociais/para a gestão
Uma Política de Inovação com metodologia de implementação e avaliação contribui para ações mais assertivas, impactando positivamente a IES e todo o ecossistema, promovendo um desenvolvimento integrado e sustentável.