Objetivo do estudo
Analisar e descrever as experiências e práticas da Propriedade Intelectual na Instituição de Ensino Superior, destacando sua execução e impacto para oferecer ideias sobre o desenvolvimento acadêmico e as estratégias adotadas.
Relevância/originalidade
As práticas nos NIT's, que tem na sua essencia a proteção da propriedade intelectual, apresentam diferenças significativas tanto quanta as práticas adotadas quanto os resultados observados. Assim sendo, a disseminação de praticas nesse contexto valida com o benchmarking.
Metodologia/abordagem
O método de relato de experiência realizou uma contextualização específica das práticas da Propriedade Intelectual na universidade, gerando uma descrição de como a implementação de uma sistemática para a apreciação e mensuração do programa de Propriedade Intelectual.
Principais resultados
O estudo revela que a IES formalizou 499 contratos de propriedade intelectual entre 2005 e 2023, destacando 173 programas de computador e 225 patentes de invenção. Esses contratos geraram royalties substanciais, impulsionando a inovação e proporcionando suporte significativo para pesquisas e colaborações.
Contribuições teóricas/metodológicas
O relato traz práticas adotadas em uma IES quanto a propriedade intelectual, área que tem exigências legais nacionais entretanto que tem lacuna para as instituições adotarem sua própria forma de gestão, podendo ser como relatado no estudo.
Contribuições sociais/para a gestão
Uma forma padronizada de gerir a propriedade intelectual contribui com a transferência do conhecimento produzido da universidade para a sociedade. Estudar formas de executar a operacionalização que não é prevista em lei acarreta em beneficios para a cadeia de inovação.