Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DOS RECURSOS ORIUNDOS DA PROPRIEDADE INTELECTUAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA
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Tema

Conhecimento, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

Autores

Nome
1 - Maria Danyela Martins Furlan
UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - PROINOVA
2 - Juliani Karsten Alves
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3 - Daniel Pinheiro Bernardon
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4 - Matheus Leal Marconatto
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Reumo

Objetivo do estudo
Analisar e descrever as experiências e práticas da Propriedade Intelectual na Instituição de Ensino Superior, destacando sua execução e impacto para oferecer ideias sobre o desenvolvimento acadêmico e as estratégias adotadas.
Relevância/originalidade
As práticas nos NIT's, que tem na sua essencia a proteção da propriedade intelectual, apresentam diferenças significativas tanto quanta as práticas adotadas quanto os resultados observados. Assim sendo, a disseminação de praticas nesse contexto valida com o benchmarking.
Metodologia/abordagem
O método de relato de experiência realizou uma contextualização específica das práticas da Propriedade Intelectual na universidade, gerando uma descrição de como a implementação de uma sistemática para a apreciação e mensuração do programa de Propriedade Intelectual.
Principais resultados
O estudo revela que a IES formalizou 499 contratos de propriedade intelectual entre 2005 e 2023, destacando 173 programas de computador e 225 patentes de invenção. Esses contratos geraram royalties substanciais, impulsionando a inovação e proporcionando suporte significativo para pesquisas e colaborações.
Contribuições teóricas/metodológicas
O relato traz práticas adotadas em uma IES quanto a propriedade intelectual, área que tem exigências legais nacionais entretanto que tem lacuna para as instituições adotarem sua própria forma de gestão, podendo ser como relatado no estudo.
Contribuições sociais/para a gestão
Uma forma padronizada de gerir a propriedade intelectual contribui com a transferência do conhecimento produzido da universidade para a sociedade. Estudar formas de executar a operacionalização que não é prevista em lei acarreta em beneficios para a cadeia de inovação.

Abstract

Study goals
Analyze and describe the experiences and practices of Intellectual Property at the Higher Education Institution, highlighting its execution and impact to provide insights into academic development and the strategies adopted.
Relevance / originality
Practices within NITs, which essentially focus on intellectual property protection, show significant differences in both the practices adopted and the results observed. Therefore, the dissemination of practices in this context is validated through benchmarking.
Methodology / approach
The experience-reporting method provided a specific contextualization of intellectual property practices at the university, generating a description of how a systematic approach for evaluating and measuring the intellectual property program was implemented.
Main results
The study reveals that the higher education institution formalized 499 intellectual property contracts between 2005 and 2023, including 173 computer programs and 225 invention patents. These contracts generated substantial royalties, driving innovation and providing significant support for research and collaborations.
Theoretical / methodological contributions
The report presents practices adopted by a higher education institution regarding intellectual property, an area with national legal requirements but also with gaps for institutions to implement their own management approaches, as illustrated in the study.
Social / management contributions
A standardized approach to managing intellectual property contributes to the transfer of knowledge from the university to society. Studying ways to implement operations not foreseen by law results in benefits for the innovation chain.