Objetivo do estudo
Analisar o disclosure dos clubes brasileiros com base nos critérios do Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (PROFUT), e o seu desempenho esportivo e econômico-financeiro.
Relevância/originalidade
Devido à relevância financeira e social que o mercado do futebol representa, este estudo apresenta a realidade recente do cenário empresarial dos clubes brasileiros, pelo crescente interesse público na transparência, na solvência e na boa gestão dos clubes de futebol.
Metodologia/abordagem
Foram analisados, de 30 clubes selecionados, no período de 2018-2020, o disclosure em 17 critérios na legislação do PROFUT, como também foram analisadas as variáveis de desempenho e econômico-financeiras através do cálculo de estatística descritiva, correlação de Pearson e regressão multilinear.
Principais resultados
Os resultados apontam que os clubes divulgam majoritariamente as informações obrigatórias do PROFUT. A variável endividamento não impacta significantemente o desempenho esportivo, enquanto a rentabilidade sobre o ativo total (ROA) é a variável de maior impacto no desempenho esportivo.
Contribuições teóricas/metodológicas
A pesquisa oferece uma avaliação do disclosure dos clubes brasileiros, analisando como a transparência promovida pelo PROFUT afeta o desempenho esportivo e econômico-financeiro dos clubes, contribuindo, dessa forma, para a literatura existente acerca da temática, partindo de uma análise quali-quantitativa.
Contribuições sociais/para a gestão
A pesquisa promove maior transparência na gestão financeira dos clubes e identifica desigualdades entre eles, ajudando gestores e stakeholders a tomarem decisões informadas, e potencialmente influenciando políticas públicas para um futebol mais sustentável e competitivo.