Objetivo do estudo
O objetivo geral deste estudo é identificar os setores de atuação do ecoempreendedorismo por meio de uma revisão sistemática da literatura, destacando as práticas e tendências atuais
Relevância/originalidade
O ecoempreendedorismo está emergindo como uma abordagem estratégica para enfrentar desafios ecológicos e promover práticas sustentáveis, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entre esses objetivos, destacam-se as metas de acesso à energia limpa (ODS 7) e os avanços em inovação (ODS9).
Metodologia/abordagem
O método adotado é o PRISMA, através de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), com artigos selecionados das bases de dados Scopus e Web of Science A partir de um total de 69 artigos identificados, uma amostra final de 28 artigos analisados.
Principais resultados
Os resultados revelam que 42,86% dos artigos utilizam métodos mistos (qualitativos e quantitativos). Artigos teóricos, incluindo estudos bibliométricos e revisões conceituais, são menos comuns, representando apenas 7,14%. Estudos qualitativos constituem 28,57% dos artigos, enquanto estudos quantitativos representam 21,43% da amostra.
Contribuições teóricas/metodológicas
O artigo oferecer uma síntese das perspectivas futuras para o ecoempreendedorismo, destacando seu alinhamento com termos relacionados como ecoinovação, ecomercado, ecoprodução, ecodesign, ecotecnologia, econegócios, ecoempresa e ecoeconomia Esta abordagem integrada proporciona uma compreensão do campo e indica direções para pesquisas futuras.
Contribuições sociais/para a gestão
O ecoempreendedorismo alcança resultados triplo de benefícios ambientais, sociais e econômicos. Ao destacar essa abordagem tripartite, o artigo oferece uma perspectiva integrada que pode orientar gestores e formuladores de políticas a desenvolver estratégias mais equilibradas e sustentáveis, como valorização do bem-estar social.