Objetivo do estudo
Identificar a aprendizagem baseada em projetos e suas integração com abordagens gamificadas e pedagogias ativas, principalmente no contexto de projetos gerenciamento.
Relevância/originalidade
Este estudo destaca a necessidade de integrar mais profundamente educação, treinamento e gestão de projetos, enfatizando a importância da avaliação a longo prazo e adaptação contextual para melhorar a eficácia organizacional e o sucesso dos projetos.
Metodologia/abordagem
A metodologia inclui uma revisão de literatura focada na integração de educação, treinamento e gestão de projetos, seguida de estudos de caso e análises empíricas para avaliar impactos a longo prazo e adaptações contextuais em ambientes organizacionais.
Principais resultados
O estudo identificou 103 artigos e 41 sugestões de pesquisa futura, destacando a integração de educação, treinamento e gestão de projetos, especialmente através do aprendizado baseado em projetos.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo mapeia tendências como aprendizado baseado em projetos e gamificação, contribuindo para a teoria da educação em gestão de projetos, e sugere novas direções de pesquisa, combinando ou criando novas dimensões de estudo.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo promove métodos inovadores como aprendizado baseado em projetos e gamificação, aprimorando habilidades transversais, empregabilidade, e eficiência na resolução de problemas reais, beneficiando instituições, professores, alunos, profissionais de gestão de projetos e a sociedade.