Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo se concentra nas micro e pequenas empresas, destacando os benefícios das ferramentas Toyota para eficiência e competitividade. Também ressaltar a importância estratégica do PCP nos ciclos de produção e os tempos de espera entre as etapas.
Relevância/originalidade
O estudo é muito útil para o mundo empresarial moderno, especialmente para as micro e pequenas empresas (MPEs), ele contribui significativamente para a gestão e a competitividade das MPEs, concentrando-se nos benefícios das ferramentas Toyota e na importância do PCP.
Metodologia/abordagem
Nossa metodologia se baseia num ciclo de aprendizado e ação. Ao coletar dados e analisar os resultados, encontramos oportunidades de melhoria e criamos soluções que foram analisadas e implementadas na linha de produção nos conduzindo a um processo contínuo de aprimoramento.
Principais resultados
Os resultados foram o aumento na produtividade em 33,33%, ganho de 13,33 % na otimização de recurso em mão de obra, redução de 36,36 % na movimentação, todas as ações implementas resultaram na receita mensal de R$15.292,20 e R$ 183.506,20 ao ano.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo ofereceu uma excelente a possibilidade de se combinar as ferramentas Lean como o Heijunka, 5S e Kaizen com técnicas estratégicas PCP e revelou uma sinergia poderosa na otimização dos processos produtivos.
Contribuições sociais/para a gestão
As estratégias usadas neste estudo auxiliaram no desenvolvimento da gestão da empresa que passou a ser mais ativa dentro do processo, entretanto. os participantes relataram que a implementação das estratégias levou a eles a criar novas sugestões elevando o clima organizacional.