Objetivo do estudo
Analisar, por meio de uma revisão sistemática da literatura, as possíveis aplicações da inteligência artificial na gestão de projetos no período de 2015 a 2025.
Relevância/originalidade
Justifica-se este estudo pela necessidade de oferecer uma síntese crítica e atualizada que apoie pesquisadores e profissionais a compreender as aplicações da IA na GP, fornecendo subsídios para escolhas estratégicas e para o delineamento de novas agendas de pesquisa.
Metodologia/abordagem
Utilizou-se o método de Revisão Sistemática da Literatura (RSL), de acordo com o protocolo PRISMA (Page et al., 2020). Os artigos foram identificados na base de dados Scopus.
Principais resultados
Os resultados apontam para a predominância de estudos no contexto da utilização da IA para Apoio à Decisão e Seleção de Projetos, com utilização da IA como apoio, do que de fato uma ferramenta de projetos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Reforça a relevância de compreender a IA não apenas como ferramenta operacional, mas como elemento estratégico capaz de influenciar a tomada de decisão e a seleção de projetos.
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados fornecem subsídios para que gestores estejam atentos às tendências tecnológicas e avaliem de forma criteriosa a adoção de soluções baseadas em IA, buscando integrá-las estrategicamente aos ciclos de vida dos projetos para otimizar recursos e aprimorar resultados.