Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL DE DUAS INDÚSTRIAS DA CIDADE DE NOVO HAMBURGO-RS, BRASIL
Abrir Arquivo

Tema

Pesquisa científica em sustentabilidade e impacto na sociedade: contribuições para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Autores

Nome
1 - Rute Elisa de Barros
Universidade Feevale - ICSA
2 - Dusan Schreiber
Universidade Feevale - Mestrado em administração

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar o processo de inovação sustentável em duas indústrias do setor coureiro-calçadista de Novo Hamburgo-RS, Caimi & Liaison e Wolfstore, para evidenciar como elas conduzem a inovação orientada pela sustentabilidade.
Relevância/originalidade
O estudo é relevante por demonstrar a importância estratégica da sustentabilidade para a competitividade e lucratividade das empresas. Sua originalidade está em analisar um estudo de caso múltiplo com duas empresas que possuem a certificação "Origem Sustentável".
Metodologia/abordagem
A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, utilizando a estratégia de estudo de caso múltiplo. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas e levantamento documental, com análise de conteúdo.
Principais resultados
A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, utilizando a estratégia de estudo de caso múltiplo. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas e levantamento documental, com análise de conteúdo.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo oferece um benchmark valioso para empresas do setor, ilustrando estratégias eficazes de integração da sustentabilidade. Ele também contribui para a literatura ao apresentar um modelo de análise de inovação sustentável em um contexto de cadeia de valor.
Contribuições sociais/para a gestão
O trabalho sugere que gestores invistam em capacitação de colaboradores, fortaleçam a colaboração na cadeia de valor, aprimorem a mensuração de resultados e integrem comitês de sustentabilidade com autonomia. Isso pode inspirar a construção de um futuro mais sustentável.

Abstract

Study goals
To analyze the sustainable innovation process in two industries of the leather and footwear sector in Novo Hamburgo-RS, Caimi & Liaison and Wolfstore, to demonstrate how they conduct innovation guided by sustainability.
Relevance / originality
The study is relevant for demonstrating the strategic importance of sustainability for the competitiveness and profitability of companies. Its originality lies in analyzing a multiple case study with two companies that have the "Sustainable Origin" certification.
Methodology / approach
The research adopted a qualitative, exploratory, and descriptive approach, using a multiple case study strategy. Data collection was carried out through semi-structured interviews and document analysis, with content analysis.
Main results
The results show that both companies strategically integrate sustainability, but with distinct focuses: Caimi & Liaison prioritizes product innovation, while Wolfstore focuses on process innovation and internal well-being.
Theoretical / methodological contributions
The study offers a valuable benchmark for companies in the sector, illustrating effective strategies for integrating sustainability. It also contributes to the literature by presenting a model for analyzing sustainable innovation in a value chain context.
Social / management contributions
The work suggests that managers invest in employee training, strengthen collaboration in the value chain, improve the measurement of results, and integrate sustainability committees with autonomy. This can inspire the construction of a more sustainable future.