Resumo

Título do Artigo

COMPETÊNCIAS INTERPESSOAIS E O SUCESSO EM PROJETOS COMPLEXOS: LIÇÕES DE UMA INTERVENÇÃO GERENCIAL NA ENGENHARIA
Abrir Arquivo

Tema

Competências Organizacionais, de Equipes e Individuais na Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Andreia Furlan Moraes Fortunato
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Isabel Cristina Scafuto
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGP - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste artigo é descrever os mecanismos gerenciais implementados para atenuar conflitos interinstitucionais e restabelecer a fluidez na execução contratual de projetos de infraestrutura.
Relevância/originalidade
A partir de uma intervenção baseada na substituição estratégica de liderança em projeto público, o estudo demonstra como competências interpessoais podem restaurar a fluidez contratual em contextos de alta complexidade técnica e institucional, evidenciando seu potencial de replicabilidade.
Metodologia/abordagem
Adotou-se abordagem qualitativa com base em estudo de caso único, fundamentado em análise documental de edital, proposta técnica, 37 relatórios mensais e atestado final, e observação participante da autora como coordenadora auxiliar.
Principais resultados
A substituição do gestor da contratada por um profissional com perfil voltado à mediação e ao diálogo institucional possibilitou a recomposição da comunicação entre as partes, a delimitação mais clara do escopo e a entrega integral das disciplinas, mesmo com reprogramações contratuais.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo contribui ao sistematizar uma intervenção gerencial pautada em competências interpessoais, ampliando o entendimento sobre mediação de conflitos e construção de confiança em projetos complexos.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo reforça a importância das competências interpessoais na liderança de projetos e contribui ao sistematizar uma solução replicável em cenários similares.

Abstract

Study goals
The objective of this article is to describe the management mechanisms implemented to mitigate interinstitutional conflicts and restore fluidity in the contractual execution of infrastructure projects.
Relevance / originality
Relevance/originality: Based on an intervention based on the strategic replacement of leadership in a public project, the study demonstrates how interpersonal skills can restore contractual fluidity in contexts of high technical and institutional complexity, highlighting its potential for replicability.
Methodology / approach
A qualitative approach was adopted based on a single case study, grounded in documentary analysis of the notice, technical proposal, 37 monthly reports and final certificate, and participant observation by the author as assistant coordinator.
Main results
Replacing the contractor's manager with a professional with a profile focused on mediation and institutional dialogue enabled the reestablishment of communication between the parties, the clearer delimitation of the scope and the full delivery of the disciplines, even with contractual rescheduling.
Theoretical / methodological contributions
The study contributes by systematizing a managerial intervention based on interpersonal skills, expanding the understanding of conflict mediation and trust building in complex projects.
Social / management contributions
The study reinforces the importance of interpersonal skills in project leadership and contributes to systematizing a replicable solution in similar scenarios.