Resumo

Título do Artigo

DOMÍNIOS DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO SETOR CALÇADISTA: O CASO DE NOVA SERRANA (MG)
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Tema

Marketing, Transformação Digital e Inteligência Artificial

Autores

Nome
1 - Frederico Cesar Mafra Pereira
UFMG - Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento
2 - Marcelo Agenor Espíndola
Faculdade de Nova Serrana (FANS) - Nova Serrana - MG
3 - Elisângela Cristina Aganette
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - ECI
4 - Rogério Aparecido Sá Ramalho
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Reumo

Objetivo do estudo
Identificar e analisar os desafios e oportunidades da implantação da TD em organizações brasileiras, com foco em empresas do setor calçadista de Nova Serrana (MG), a partir da aplicação de um modelo diagnóstico baseado em dez domínios estruturantes da TD
Relevância/originalidade
Observa-se lacuna nos estudos sobre TD que considerem especificidades de setores tradicionais geograficamente concentrados, como o calçadista de Nova Serrana. Busca-se preenchê-la ao aplicar modelo diagnóstico adaptado à essa realidade, contribuindo ao conhecimento científico e gerencial oferecendo instrumento de autoavaliação estruturado
Metodologia/abordagem
Pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, aplicada a 86 empresas. Dados coletados via questionário estruturado composto por 10 domínios da TD, totalizando 86 assertivas, os quais foram sistematizados, categorizados, processados e analisados estatisticamente, interpretados com base em média aritmética
Principais resultados
Compreensão aspectos determinantes para a TD nestas empresas, evidenciados naqueles visíveis e instrumentais de Clientes e Dados, e menor maturidade naqueles culturais e estruturantes de Agilidade e Cultura. Tal desalinhamento revela necessidade de práticas informacionais integradas, que estimulem aprendizado e adaptação contínua
Contribuições teóricas/metodológicas
Amplia estudos investigativos e analíticos sobre a TD para o campo interdisciplinar e multidisciplinar da Ciência da Informação, Administração e Computação, consolidando a aplicação do modelo teórico analítico utilizado e gerando novos conhecimentos a partir da definição e teste das assertivas propostas.
Contribuições sociais/para a gestão
Propõe instrumento de autodiagnóstico de potencial aplicação, permitindo análise, desenvolvimento e implementação de ações e projetos de TD que visam gerar valor para os diversos portes de negócios pesquisados e melhorar sua competitividade no cenário contemporâneo da economia digital.

Abstract

Study goals
Identify and analyze the challenges and opportunities of implementing DT in Brazilian organizations, focusing on companies in the footwear sector in Nova Serrana (MG), based on the application of a diagnostic model based on ten structuring domains of DT.
Relevance / originality
There is a gap in studies on DT that consider the specificities of geographically concentrated traditional sectors. This gap is addressed by applying a diagnostic model adapted to this reality, contributing to scientific and managerial knowledge by offering a structured self-assessment tool.
Methodology / approach
Descriptive research with a quantitative approach, applied to 86 companies. Data collected via a structured questionnaire composed of 10 DT domains, totaling 86 assertions, which were systematized, categorized, processed, and statistically analyzed, interpreted based on arithmetic means.
Main results
Understanding the key aspects of, evidenced by the visible and instrumental aspects of Customers and Data, and less maturity in the cultural and structuring aspects of Agility and Culture This misalignment reveals the need for integrated information practices that encourage continuous learning.
Theoretical / methodological contributions
It expands investigative and analytical studies on DT to the interdisciplinary and multidisciplinary field of Information Science, Administration and Computing, consolidating the application of the theoretical analytical model used and generating new knowledge from the definition and testing of the proposed assertions.
Social / management contributions
It proposes a potentially applicable self-diagnostic instrument, allowing the analysis, development, and implementation of TD actions and projects that aim to generate value for the various sizes of businesses studied and improve their competitiveness in the contemporary digital economy scenario.