Objetivo do estudo
Identificar e analisar os desafios e oportunidades da implantação da TD em organizações brasileiras, com foco em empresas do setor calçadista de Nova Serrana (MG), a partir da aplicação de um modelo diagnóstico baseado em dez domínios estruturantes da TD
Relevância/originalidade
Observa-se lacuna nos estudos sobre TD que considerem especificidades de setores tradicionais geograficamente concentrados, como o calçadista de Nova Serrana. Busca-se preenchê-la ao aplicar modelo diagnóstico adaptado à essa realidade, contribuindo ao conhecimento científico e gerencial oferecendo instrumento de autoavaliação estruturado
Metodologia/abordagem
Pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, aplicada a 86 empresas. Dados coletados via questionário estruturado composto por 10 domínios da TD, totalizando 86 assertivas, os quais foram sistematizados, categorizados, processados e analisados estatisticamente, interpretados com base em média aritmética
Principais resultados
Compreensão aspectos determinantes para a TD nestas empresas, evidenciados naqueles visíveis e instrumentais de Clientes e Dados, e menor maturidade naqueles culturais e estruturantes de Agilidade e Cultura. Tal desalinhamento revela necessidade de práticas informacionais integradas, que estimulem aprendizado e adaptação contínua
Contribuições teóricas/metodológicas
Amplia estudos investigativos e analíticos sobre a TD para o campo interdisciplinar e multidisciplinar da Ciência da Informação, Administração e Computação, consolidando a aplicação do modelo teórico analítico utilizado e gerando novos conhecimentos a partir da definição e teste das assertivas propostas.
Contribuições sociais/para a gestão
Propõe instrumento de autodiagnóstico de potencial aplicação, permitindo análise, desenvolvimento e implementação de ações e projetos de TD que visam gerar valor para os diversos portes de negócios pesquisados e melhorar sua competitividade no cenário contemporâneo da economia digital.