Objetivo do estudo
Analisar as políticas públicas voltadas ao meio ambiente nos municípios que compõem a microrregião do Vale do Sabugi no Estado da Paraíba.
Relevância/originalidade
O estudo realiza uma análise sistemática de políticas públicas ambientais capaz de mapear o andamento das ações ambientais dos municípios selecionados, evidenciando suas fragilidades e capacidades, bem como amplia essa observação local com as definições de legislações no âmbito federal.
Metodologia/abordagem
Foi realizada uma busca por meio de documentos oficiais de cada cidade do Vale do Sabugi por meio eletrônico, através do portal da transparência municipal e do site da Câmara de Vereadores de cada cidade, sendo realizada uma análise documental.
Principais resultados
O município que possui o maior escopo de leis e planos é São José do Sabugi, apesar de falhar em atualizar o seu plano de resíduos sólidos, legislou sobre temáticas abordadas nas políticas públicas ambientais federais, mesmo aquelas que não são obrigatórias.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo contribui teoricamente com a identificação e o mapeamento de práticas ambientais, a partir das legislações vigentes. Bem como evidencia a sua metodologia de coleta de informações e de mapeamento das práticas legisladas nas cidades.
Contribuições sociais/para a gestão
Socialmente, a contribuição se dá pela avaliação sistemática das políticas públicas da região investigada e sua contribuição para o alcance dos ODS, visto que as cidades pertencentes ao Vale do Sabugi na Paraíba não ocupam boas posições nos ODS 6 e 11.