Resumo

Título do Artigo

INTEGRAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E NEUROCIÊNCIA NA AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM EM CURSOS DE CURTA DURAÇÃO
Abrir Arquivo

Tema

Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo, integrando a Ciências de Dados, Inteligência Artificial e outras tecnologias emergentes como fundamentais para o empreendedorismo moderno

Autores

Nome
1 - KATIA VIEIRA YO
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienópolis - SP
2 - Nelson Roberto Furquim
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Reumo

Objetivo do estudo
Avaliar a eficácia de ferramenta que integra inteligência artificial e neurociência na mensuração da experiência de alunos em cursos de curta duração, considerando indicadores emocionais e comportamentais para apoiar decisões pedagógicas e institucionais em processos de ensino corporativo.
Relevância/originalidade
O estudo propõe integrar inteligência artificial e neurociência à gestão da experiência educacional, substituindo métodos exclusivamente subjetivos. A proposta responde a lacunas na mensuração de cursos de curta duração, permitindo maior precisão e utilidade das informações para melhorias pedagógicas e administrativas.
Metodologia/abordagem
Pesquisa qualitativa com estratégia exploratória e exploratório-descritiva. Dados primários coletados por entrevistas semiestruturadas com gestor, coordenadores e docentes, analisados por técnicas de análise de conteúdo e interpretativa de texto. Amostra selecionada por conveniência, abrangendo diferentes perspectivas da operação e gestão de cursos.
Principais resultados
Implementação de sistema que integra inteligência artificial e neurociência para mensurar experiência educacional. A solução permitirá acompanhamento em tempo real, geração de relatórios, ajustes pedagógicos, fortalecimento de parcerias e adaptação a diferentes cursos, ampliando a efetividade e o impacto institucional.
Contribuições teóricas/metodológicas
Avanço na aplicação conjunta de inteligência artificial e neurociência na educação. Desenvolvimento de abordagem para integrar dados emocionais e comportamentais à avaliação de cursos, oferecendo referências metodológicas para estudos em inovação educacional e gestão de aprendizagem corporativa.
Contribuições sociais/para a gestão
Fortalecimento da capacidade institucional de personalizar cursos e melhorar a experiência dos alunos. Geração de dados acionáveis para gestores, docentes e empresas contratantes, ampliando a efetividade da capacitação corporativa e a competitividade no mercado de educação profissional.

Abstract

Study goals
To evaluate the effectiveness of a tool integrating artificial intelligence and neuroscience in measuring students’ experience in short-term courses, considering emotional and behavioral indicators to support pedagogical and institutional decisions in corporate education processes.
Relevance / originality
This study proposes integrating artificial intelligence and neuroscience into educational experience management, replacing exclusively subjective methods. The proposal addresses gaps in short-term course measurement, enabling more precise and useful information for pedagogical and administrative improvements.
Methodology / approach
Qualitative research with exploratory and exploratory-descriptive strategy. Primary data collected through semi-structured interviews with manager, coordinators, and instructors, analyzed using content analysis and interpretative text analysis. Convenience sampling included diverse perspectives from course operation and management.
Main results
Implementation of a system integrating artificial intelligence and neuroscience to measure educational experience. The solution will enable real-time monitoring, reporting, pedagogical adjustments, strengthened partnerships, and adaptation to different courses, increasing effectiveness and institutional impact.
Theoretical / methodological contributions
Advances the joint application of artificial intelligence and neuroscience in education. Develops an approach to integrate emotional and behavioral data into course evaluation, offering methodological references for studies in educational innovation and corporate learning management.
Social / management contributions
Strengthens institutional capacity to personalize courses and enhance student experience. Generates actionable data for managers, instructors, and client companies, increasing corporate training effectiveness and competitiveness in the professional education market.