Resumo

Título do Artigo

EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE UMA ESCALA DE COMPORTAMENTO AVENTUREIRO EM UNIVERSITÁRIOS: UMA PROPOSTA BASEADA EM SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA
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Tema

Ensino e Pesquisa em Marketing

Autores

Nome
1 - Wanderson Dutra Gresele
UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Marechal Cândido Rondon
2 - Marcellus Henrique Rodrigues Bastos
CEFET-RJ - Valença
3 - Glauco Ricardo Simões Gomes
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

Objetivo do estudo
Este estudo objetivou desenvolver e validar uma escala psicométrica para mensurar o comportamento aventureiro em estudantes do ensino superior. O instrumento fundamenta-se teoricamente na tipologia cultural de Sérgio Buarque de Holanda dos tipos ideais "aventureiro" versus "trabalhador".
Relevância/originalidade
Preenche uma lacuna ao desenvolver a primeira escala psicométrica para mensurar o comportamento aventureiro, um construto culturalmente significativo no Brasil, entre estudantes universitários Oferece uma abordagem inovadora para compreender como os traços culturais nacionais impactam a vida acadêmica e as preferências de
Metodologia/abordagem
Seguindo um método dedutivo, os itens foram desenvolvidos com base em seis dimensões teóricas da obra de Holanda A escala foi aplicada a 139 estudantes e analisada por meio de Análise Fatorial Exploratória com matriz de correlação policórica e método de estimação
Principais resultados
A Análise Fatorial Exploratória revelou uma solução de cinco fatores que explica 61,6% da variância total O modelo demonstrou excelentes índices de ajuste (RMSEA = 0,000; CFI = 0,999), alta confiabilidade (ORION ≥ 0,848) e robustez estrutural, confirmando a qualidade psicométrica da
Contribuições teóricas/metodológicas
Fornece um instrumento válido e confiável que operacionaliza a teoria cultural de Holanda em um contexto psicométrico Confirma uma estrutura robusta de cinco fatores, apesar do referencial teórico inicial de seis dimensões, demonstrando adequada validade convergente e discriminante para a mensuração do
Contribuições sociais/para a gestão
A escala serve como ferramenta de diagnóstico para a gestão acadêmica, auxiliando educadores a compreender o comportamento dos estudantes Apoia o desenvolvimento de intervenções pedagógicas mais eficazes e culturalmente sensíveis, bem como de políticas institucionais alinhadas ao perfil cultural dos estudantes brasileiros.

Abstract

Study goals
This study aimed to develop and validate a psychometric scale to measure adventurous behavior in higher education students. The instrument is theoretically grounded in Sérgio Buarque de Holanda's cultural typology of the 'adventurer' versus the 'worker' ideal types
Relevance / originality
This research addresses a gap by developing the first psychometric scale to measure adventurous behavior, a culturally significant construct in Brazil, among university students. It offers a novel approach to understanding how national cultural traits impact academic life and learning preferences.
Methodology / approach
Following a deductive method, items were developed based on six theoretical dimensions from Holanda's work. The scale was administered to 139 students and analyzed using Exploratory Factor Analysis with a polychoric correlation matrix and the RDWLS estimation method.
Main results
Exploratory Factor Analysis revealed a five-factor solution explaining 61.6% of the total variance. The model demonstrated excellent fit indices (RMSEA = 0.000; CFI = 0.999), high reliability (ORION ≥ 0.848), and structural robustness, confirming the scale’s psychometric quality.
Theoretical / methodological contributions
The study provides a valid and reliable instrument that operationalizes Holanda's cultural theory in a psychometric context. It confirms a robust five-factor structure, despite the initial six-dimension theoretical framework, demonstrating adequate convergent and discriminant validity for measuring this construct.
Social / management contributions
The scale serves as a diagnostic tool for academic management, helping educators understand student behaviors. It supports the development of more effective, culturally sensitive pedagogical interventions and institutional policies aligned with the cultural profile of Brazilian students, fostering better engagement.