Resumo

Título do Artigo

LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO E DESIGN THINKING: UMA ABORDAGEM APLICADA À GERAÇÃO DE SOLUÇÕES EM CONTEXTO DA PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Desempenho em Inovação e Empreendedorismo, investigando a criação de novos negócios em diversos setores, incluindo o intraempreendedorismo no setor público e privado.

Autores

Nome
1 - João Paulo Oliveira Lucena
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - PPGA/UFRN
2 - TEREZA RAQUEL DA SILVA DANTAS
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - Programa de Pós-graduação em Administração
3 - Josué Vitor de Medeiros Júnior
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - Departamento de Ciências Administrativas
4 - ROSANEIDE MARIA GARCIA DA SILVA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

Objetivo do estudo
Apresentar os resultados da aplicação da abordagem Design Thinking em um Laboratório de Inovação vinculado ao programa de mestrado profissional de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES).
Relevância/originalidade
Oferece subsídios para Laboratórios de Inovação implementarem ações colaborativas centradas no usuário, promovendo a integração entre ensino, pesquisa e gestão da inovação.
Metodologia/abordagem
Por meio da análise documental dos artefatos produzidos nas etapas de imersão, ideação e prototipação, identificaram-se quatro categorias de soluções inovadoras.
Principais resultados
Essas soluções promoveram melhorias específicas na estrutura organizacional, engajamento dos alunos, sistematização e divulgação dos resultados, além da otimização dos recursos, contribuindo para fortalecer a cultura de inovação na instituição.
Contribuições teóricas/metodológicas
Academicamente, o estudo reforça a eficácia do Design Thinking como metodologia pedagógica para internalizar a inovação em contextos de ensino superior.
Contribuições sociais/para a gestão
Espera-se que este estudo contribua para a disseminação de práticas pedagógicas inovadoras que integrem ensino e pesquisa em inovação, oferecendo subsídios para profissionais e gestores de laboratórios de inovação na adoção de abordagens centradas no usuário e metodologias colaborativas.

Abstract

Study goals
Apresentar os resultados da aplicação da abordagem Design Thinking em um Laboratório de Inovação vinculado ao programa de mestrado profissional de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES).
Relevance / originality
Provides support for Innovation Laboratories to implement user-centered collaborative actions, promoting integration between teaching, research, and innovation management.
Methodology / approach
Through documentary analysis of the artifacts produced in the immersion, ideation and prototyping stages, four categories of innovative solutions were identified.
Main results
These solutions promoted specific improvements in the organizational structure, student engagement, systematization and dissemination of results, in addition to the optimization of resources, contributing to strengthening the culture of innovation at the institution.
Theoretical / methodological contributions
Academically, the study reinforces the effectiveness of Design Thinking as a pedagogical methodology for internalizing innovation in higher education contexts.
Social / management contributions
This study is expected to contribute to the dissemination of innovative pedagogical practices that integrate teaching and research in innovation, offering support to professionals and managers of innovation laboratories in the adoption of user-centered approaches and collaborative methodologies.