Objetivo do estudo
Analisar como a estratégia de ensino do Design Thinking influenciou as experiências dos alunos na disciplina de Gestão da Inovação em um contexto de mestrado profissional.
Relevância/originalidade
Destaca desafios potenciais ao implementar o Design Thinking em ambientes com grupos heterogêneos, enfatizando a importância de estratégias adaptativas e do suporte contínuo por parte dos professores.
Metodologia/abordagem
Para alcançar esse objetivo, adotamos uma abordagem qualitativa, com participação de 13 alunos que cursaram a disciplina em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) pública, onde o Design Thinking foi utilizado como metodologia educacional.
Principais resultados
Os resultados destacam que a aprendizagem durante a disciplina, baseada nas fases de imersão, ideação e prototipagem, foi percebida de forma positiva pelos entrevistados.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este trabalho fortalece a discussão sobre o ensino guiado pelo Design Thinking, destacando essa metodologia como uma forma de aprendizagem experiencial. Ele acrescenta novos insights à literatura existente, como a “memória de conteúdo” ao longo do tempo.
Contribuições sociais/para a gestão
Como contribuição gerencial, espera-se apoiar o ensino na criação de ambientes cada vez mais conectados com problemas reais de organizações existentes ou da sociedade.