Objetivo do estudo
A pesquisa avalia o impacto do ChatGPT na produtividade de gerentes de projetos, comparando três abordagens em sete atividades do ciclo de vida. Utilizando o modelo Task-Technology Fit, busca evidenciar ganhos de agilidade, qualidade e eficiência, especialmente em tarefas repetitivas.
Relevância/originalidade
Embora note-se um potencial na transformação que ferramentas como o ChatGPT podem trazer para a gestão de projetos, ainda são escassos os estudos específicos que investiguem os possíveis reais ganhos de produtividade no decorrer do projeto
Metodologia/abordagem
O estudo analisa ganhos de produtividade em gestão de projetos, comparando ferramentas tradicionais, prompts livres no ChatGPT e GPTs configurados. O experimento individual cobriu todas as fases do ciclo de vida, seguindo referências que destacam a eficácia de métodos experimentais comparativos.
Principais resultados
Os resultados do estudo de caso de experimento indicam que o uso da inteligência artificial, ode gerar ganhos significativos de produtividade em atividades operacionais de gestão de projetos Em um cenário controlado, observou-se uma redução de até 81% no tempo de execução.
Contribuições teóricas/metodológicas
Contribuições teóricas ressaltando quais atividades no decorrer do ciclo de vida do projetos podem se beneficiar do uso de inteligência artificial e metodológicas preparando um mesmo cenário para posterior experimento com um grupo maior de gerentes de projetos.
Contribuições sociais/para a gestão
Estudo permite uma aplicação prática da inteligência artificial na rotina dos gerentes de projetos, aumento a produtividade e qualidade dos resultados e dos impactos no projeto.