Objetivo do estudo
A saúde mental no trabalho tornou-se uma questão central, refletida no aumento de afastamentos por condições como depressão e Burnout, no presente estudo analisa a aplicação da NR - 1 para prevenir os transtornos psicossociais no ambiente profissional.
Relevância/originalidade
Analise crítica da NR -1 e sua aplicação no mundo organizacional visando a adequação das empresas as regras trabalhistas e estruturando ações preventivas que venham mitigar os transtornos psicossociais no ambiente corporativo proporcionando qualidade de vida no trabalho.
Metodologia/abordagem
Pesquisa exploratória, bibliográfica e consulta a legislações atualizadas.
Principais resultados
Aplicação critica da NR -1 nos ambientes de trabalho, visando estabelecer a prevenção dos transtornos psicossociais no ambiente de trabalho. A discussão do tema esclarece a necessidade de compreensão da NR -1 e sua aplicação estratégica nas empresas.
Contribuições teóricas/metodológicas
O artigo busca desenvolver ações estratégicas que se adequem a cada realidade empresarial proporcionando soluções para prevenção de transtornos psicossociais no ambiente de trabalho. Evidencia a importância da saúde mental e o cumprimento da Norma Regulamentadora -1.
Contribuições sociais/para a gestão
Proporcionar assertividade nas estratégias de recursos humanos na empresa em consonância com a NR - 1, visando o cuidado com a saúde mental do trabalhador adequando as empresas às regras estabelecidas pelo Ministério do Trabalho.