Resumo

Título do Artigo

ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE LUXO E SUA APLICAÇÃO EM MARCAS DE MODA POPULARES
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Estratégica de Marcas

Autores

Nome
1 - Bianca Roverci Ansulini
MBA USP/ESALQ - Piracicaba
2 - Gustavo Barbieri Lima
PECEGE- ESALQ/USP - Piracicaba - S.P.

Reumo

Objetivo do estudo
Identificar como estratégias adotadas por marcas de luxo podem ser aplicadas em marcas populares, a fim de fortalecer o relacionamento com o cliente e promover sua fidelização.
Relevância/originalidade
O estudo contribui ao demonstrar como práticas sofisticadas podem ser adaptadas ao varejo acessível, gerando valor simbólico e experiências diferenciadas para consumidores de marcas populares.
Metodologia/abordagem
Utilizou-se abordagem mista com entrevistas semiestruturadas com gestores de lojas populares e questionário online com 210 consumidores, analisando percepções sobre fidelização, branding emocional, co-branding e experiências.
Principais resultados
Os gestores compreendem a importância de proporcionar boas experiências, mas enfrentam barreiras operacionais, como baixa autonomia e pouco acesso a dados para personalização. Já a pesquisa quantitativa apontou que os consumidores valorizam ações como co-branding, ofertas exclusivas e comunicação nas redes sociais.
Contribuições teóricas/metodológicas
O artigo contribui para o enriquecimento sobre os temas co-branding e estratégias de marketing de luxo. A importância do trabalho se dá por trazer à tona a aplicação de estratégias de marketing de luxo à marcas populares, buscando a satisfação de clientes.
Contribuições sociais/para a gestão
Como implicações gerenciais, os resultados desta pesquisa possibilitam que marcas e empresas estudem a viabilização e utilização de estratégias de marketing de luxo em marcas populares. Constatou-se grande aceitação por parte dos respondentes.

Abstract

Study goals
To identify how luxury brand strategies can be applied to popular fashion brands to strengthen customer relationships and foster loyalty.
Relevance / originality
The study highlights how luxury strategies can be adapted to accessible retail, creating symbolic value and differentiated experiences for popular brand consumers.
Methodology / approach
A mixed-method approach included interviews with store managers and an online survey with 210 consumers, analyzing perceptions of loyalty, emotional branding, co-branding, and brand experience.
Main results
Managers understand the importance of providing good experiences, but they face operational barriers such as limited autonomy and limited access to data for personalization. Quantitative research, however, indicated that consumers value initiatives such as co-branding, exclusive offers, and social media communication.
Theoretical / methodological contributions
This paper contributes to the enrichment of knowledge on the topics of co-branding and luxury marketing strategies. The work's importance lies in highlighting the application of luxury marketing strategies to popular brands, seeking customer satisfaction.
Social / management contributions
As managerial implications, the results of this research enable brands and companies to study the feasibility and use of luxury marketing strategies for popular brands. Respondents were highly receptive.