Objetivo do estudo
O objetivo deste artigo é demonstrar como a jornada do paciente atua como elo entre os agentes do ecossistema da saúde e a governança do aperfeiçoamento dos serviços assistenciais centrado no paciente por meio das abordagens de gestão de projetos e serviços
Relevância/originalidade
A perspectiva deste estudo insere o leitor no gerenciamento de projetos adaptado ao ecossistema da saúde, correlacionando seus agentes à governança estratégica e aos processos de negócio representados pela jornada do paciente, estabelecendo diretrizes para projetos de melhoria do desempenho dos serviços
Metodologia/abordagem
A estratégia de pesquisa inicia com revisão teórica para identificar conceitos e criar o modelo de gerenciamento integrado de projetos na saúde e da jornada do paciente, seguida de abordagem qualitativa com entrevistas e grupos focais para refiná-lo e garantir aderência prática.
Principais resultados
O modelo orientativo resultante correlaciona conceitos da governança estratégica com gerenciamento integrado de projetos na saúde, e detalha uma jornada do paciente orientativa, composta por duas camadas e seis seções, para gerar objetivos estratégicos para instituição e serviços de qualidade aos pacientes
Contribuições teóricas/metodológicas
Este estudo reforça que a gestão de projetos em saúde orientado a jornada do paciente, permite identificar lacunas em serviços assistenciais. A integração de conhecimentos teóricos e empíricos gerou um modelo aplicável e economicamente viável para diferentes contextos
Contribuições sociais/para a gestão
Esse estudo contribui nas implementações de soluções alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento de Sustentável, em especial ODS3 Saúde e Bem Estar, preconizados pelas Nações Unidas para suportar serviços de saúde a população e pacientes.