Resumo

Título do Artigo

GERENCIAMENTO INTEGRADO DE PROJETOS NA SAÚDE: JORNADA DO PACIENTE COMO ELO ENTRE O ECOSSISTEMA DE SAÚDE E A GOVERNANÇA ESTRATÉGICA DE SERVIÇOS ASSISTENCIAIS
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Tema

Gestão de Projetos para um Futuro Sustentável

Autores

Nome
1 - Ricardo Santos Geraidine
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste artigo é demonstrar como a jornada do paciente atua como elo entre os agentes do ecossistema da saúde e a governança do aperfeiçoamento dos serviços assistenciais centrado no paciente por meio das abordagens de gestão de projetos e serviços
Relevância/originalidade
A perspectiva deste estudo insere o leitor no gerenciamento de projetos adaptado ao ecossistema da saúde, correlacionando seus agentes à governança estratégica e aos processos de negócio representados pela jornada do paciente, estabelecendo diretrizes para projetos de melhoria do desempenho dos serviços
Metodologia/abordagem
A estratégia de pesquisa inicia com revisão teórica para identificar conceitos e criar o modelo de gerenciamento integrado de projetos na saúde e da jornada do paciente, seguida de abordagem qualitativa com entrevistas e grupos focais para refiná-lo e garantir aderência prática.
Principais resultados
O modelo orientativo resultante correlaciona conceitos da governança estratégica com gerenciamento integrado de projetos na saúde, e detalha uma jornada do paciente orientativa, composta por duas camadas e seis seções, para gerar objetivos estratégicos para instituição e serviços de qualidade aos pacientes
Contribuições teóricas/metodológicas
Este estudo reforça que a gestão de projetos em saúde orientado a jornada do paciente, permite identificar lacunas em serviços assistenciais. A integração de conhecimentos teóricos e empíricos gerou um modelo aplicável e economicamente viável para diferentes contextos
Contribuições sociais/para a gestão
Esse estudo contribui nas implementações de soluções alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento de Sustentável, em especial ODS3 Saúde e Bem Estar, preconizados pelas Nações Unidas para suportar serviços de saúde a população e pacientes.

Abstract

Study goals
The objective of this article is to demonstrate how the patient journey acts as a link between the agents of the healthcare ecosystem and the strategic governance of improving patient-centered care services through project and service management approaches.
Relevance / originality
The perspective of this study introduces the reader to project management adapted to the healthcare ecosystem, correlating its agents to strategic governance and the business processes represented by the patient journey, establishing guidelines for projects to improve service performance.
Methodology / approach
The research strategy begins with a theoretical review to identify concepts and create the integrated project management model for healthcare and the patient journey, followed by a qualitative approach with interviews and focus groups to refine it and ensure practical adherence.
Main results
The resulting guiding model correlates concepts of strategic governance with integrated project management in healthcare, and details a guiding patient journey, composed of two layers and six sections, to generate strategic objectives for the institution and quality services to patients.
Theoretical / methodological contributions
This study reinforces that healthcare project management focused on the patient journey allows for the identification of gaps in care services. The integration of theoretical and empirical knowledge generated a model that is applicable and economically viable for different contexts.
Social / management contributions
This study contributes to the implementation of solutions aligned with the Sustainable Development Goals, especially SDG3 Health and Well-being, recommended by the United Nations to support health services to the population and patients.