Resumo

Título do Artigo

MOVENDO PESSOAS E INTEGRANDO PROCESSOS: UM ESTUDO SOBRE GESTÃO DE PESSOAS EM UM SUPERMERCADO
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia, Liderança e Governança

Autores

Nome
1 - Emanuelle Cristhyne Azevedo da Silva
UPE - Universidade de Pernambuco - Mata Sul
2 - David Morales Santos Rocha
UPE - Universidade de Pernambuco - Mata Sul
3 - Luis Eduardo Brandão Paiva
Universidade Federal do Ceará - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade
4 - Davi Sampaio Marques
Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da UFC - PPAC

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo desta pesquisa é analisar os impactos da aplicação dos subprocessos de gestão de pessoas na produtividade organizacional de uma unidade de supermercado localizada no interior de Pernambuco.
Relevância/originalidade
O estudo facilita a compreensão das interfaces entre gestão de pessoas, produtividade e sustentabilidade organizacional em serviços essenciais. A perspectiva do território do interior amplia a discussão sobre trabalho digno, saudável e produtivo nessas organizações.
Metodologia/abordagem
Consiste em uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva, conduzida por meio de estudo de caso único. A coleta de dados ocorreu por meio de uma entrevista semiestruturada com o gerente da unidade local, proporcionando uma visão mais abrangente do tema.
Principais resultados
Os resultados indicam avanços na estrutura organizacional, alinhamento estratégico e socialização de novos colaboradores. No entanto, há fragilidades nas políticas de reconhecimento, desenvolvimento contínuo e uso de indicadores de monitoramento, o que gera impactos negativos na retenção, motivação e clima organizacional.
Contribuições teóricas/metodológicas
Há contribuição teórica e metodológica ao evidenciar a gestão de pessoas como eixo central das estratégias organizacionais, demonstrando, por meio de estudo de caso, como suas práticas influenciam o desempenho institucional e se articulam ao contexto regional analisado.
Contribuições sociais/para a gestão
Há contribuição ao aprofundar a compreensão da gestão de pessoas em setores operacionais de alta rotatividade, oferecendo subsídios teóricos e práticos para gestores, ao evidenciar políticas adaptativas e integradas em serviços essenciais, especialmente em contextos regionais com desafios de retenção e desempenho.

Abstract

Study goals
The objective of this research is to analyze the impacts of the application of people management subprocesses on the organizational productivity of a supermarket unit located in the interior of Pernambuco.
Relevance / originality
The study facilitates understanding of the interfaces between people management, productivity, and organizational sustainability in essential services. The perspective of rural areas broadens the discussion on dignified, healthy, and productive work in these organizations.
Methodology / approach
This study uses a qualitative, descriptive approach, conducted through a single case study. Data collection was conducted through a semi-structured interview with the local unit manager, providing a more comprehensive overview of the topic.
Main results
he results indicate progress in organizational structure, strategic alignment, and the socialization of new employees. However, there are weaknesses in recognition policies, continuous development, and the use of monitoring indicators, which negatively impact retention, motivation, and organizational climate.
Theoretical / methodological contributions
The theoretical and methodological contributions highlight people management as a central axis of organizational strategies, demonstrating, through case studies, how its practices influence institutional performance and are interconnected with the regional context analyzed.
Social / management contributions
The contributions deepen the understanding of people management in high-turnover operational sectors, offering theoretical and practical insights for managers, and highlighting adaptive and integrated policies in essential services, especially in regional contexts with retention and performance challenges.