Resumo

Título do Artigo

RAZÃO E EMOÇÃO NA TOMADA DE DECISÃO ESTRATÉGICA: O ALTO ESCALÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia Comportamental

Autores

Nome
1 - Daniel Felipe Martins
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-FMG - Nova Gameleira

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar como fatores cognitivos e emocionais influenciam a tomada de decisão estratégica na escolha e oferta de cursos no alto escalão de uma instituição privada de educação profissional mineira, considerando a Teoria do Alto Escalão e a Estratégia Comportamental.
Relevância/originalidade
O estudo preenche lacuna na literatura ao investigar, de forma integrada, a influência de elementos cognitivos (atenção seletiva, valores pessoais, estilo cognitivo) e emocionais (ansiedade, afeto, inteligência emocional) no processo decisório de líderes educacionais,contribuindo para compreender a articulação entre razão e emoção.
Metodologia/abordagem
Pesquisa qualitativa e exploratória, em estudo de caso único, com entrevistas semiestruturadas realizadas com 16 gestores de alto escalão. A análise de conteúdo, apoiada pelo NVivo, partiu de categorias definidas no referencial teórico e foi refinada durante a codificação.
Principais resultados
Atenção e inteligência emocional foram construtos universais, seguidos de valores pessoais, ansiedade, policronicidade e afeto. Emergiram três eixos interpretativos: (i) racionalidade limitada com uso intensivo de dados; (ii) emoção e intuição como comportamentos estratégicos; (iii) gestor híbrido, integrando razão e emoção.
Contribuições teóricas/metodológicas
Amplia-se a compreensão da integração entre cognição e emoção na decisão estratégica educacional, aplicando simultaneamente a Teoria do Alto Escalão e a Estratégia Comportamental. Metodologicamente, destaca-se o uso de triangulação e análise de conteúdo para explorar fenômenos comportamentais complexos.
Contribuições sociais/para a gestão
Recomenda-se que programas de formação de gestores desenvolvam competências analíticas e socioemocionais, incluindo manejo da ansiedade e alinhamento entre valores pessoais e organizacionais,gerando decisões equilibradas e adaptativas. O estudo propõe hipóteses testáveis sobre a integração entre razão e emoção em contextos estratégicos.

Abstract

Study goals
To analyze how cognitive and emotional factors influence strategic decision-making in the selection and offering of courses by the top management of a private vocational education institution in Minas Gerais, considering Upper Echelons Theory and Behavioral Strategy.
Relevance / originality
The study addresses a gap in the literature by investigating, in an integrated way, the influence of cognitive elements (selective attention, personal values, cognitive style) and emotional factors (anxiety, affect, emotional intelligence) on educational leaders’ decisions, contributing to understanding the interplay between.
Methodology / approach
Qualitative and exploratory research in a single case study, with semi-structured interviews conducted with 16 top executives. Content analysis, supported by NVivo software, was based on categories defined by the theoretical framework and refined during coding.
Main results
Attention and emotional intelligence were universal constructs, followed by personal values, anxiety, polychronicity, and affect. Three interpretative axes emerged: (i) bounded rationality with intensive data use; (ii) emotion and intuition as strategic behaviors; (iii) hybrid manager integrating reason and emotion.
Theoretical / methodological contributions
Enhances understanding of the integration between cognition and emotion in educational strategic decision-making, applying both Upper Echelons Theory and Behavioral Strategy. Methodologically, highlights the use of triangulation and content analysis to explore complex behavioral phenomena.
Social / management contributions
It is recommended that leadership training programs develop analytical and socioemotional skills, including anxiety management and alignment between personal and organizational values, fostering balanced and adaptive decisions The study proposes testable hypotheses on the integration of reason and emotion in strategic contexts.