Objetivo do estudo
Analisar como fatores cognitivos e emocionais influenciam a tomada de decisão estratégica na escolha e oferta de cursos no alto escalão de uma instituição privada de educação profissional mineira, considerando a Teoria do Alto Escalão e a Estratégia Comportamental.
Relevância/originalidade
O estudo preenche lacuna na literatura ao investigar, de forma integrada, a influência de elementos cognitivos (atenção seletiva, valores pessoais, estilo cognitivo) e emocionais (ansiedade, afeto, inteligência emocional) no processo decisório de líderes educacionais,contribuindo para compreender a articulação entre razão e emoção.
Metodologia/abordagem
Pesquisa qualitativa e exploratória, em estudo de caso único, com entrevistas semiestruturadas realizadas com 16 gestores de alto escalão. A análise de conteúdo, apoiada pelo NVivo, partiu de categorias definidas no referencial teórico e foi refinada durante a codificação.
Principais resultados
Atenção e inteligência emocional foram construtos universais, seguidos de valores pessoais, ansiedade, policronicidade e afeto. Emergiram três eixos interpretativos: (i) racionalidade limitada com uso intensivo de dados; (ii) emoção e intuição como comportamentos estratégicos; (iii) gestor híbrido, integrando razão e emoção.
Contribuições teóricas/metodológicas
Amplia-se a compreensão da integração entre cognição e emoção na decisão estratégica educacional, aplicando simultaneamente a Teoria do Alto Escalão e a Estratégia Comportamental. Metodologicamente, destaca-se o uso de triangulação e análise de conteúdo para explorar fenômenos comportamentais complexos.
Contribuições sociais/para a gestão
Recomenda-se que programas de formação de gestores desenvolvam competências analíticas e socioemocionais, incluindo manejo da ansiedade e alinhamento entre valores pessoais e organizacionais,gerando decisões equilibradas e adaptativas. O estudo propõe hipóteses testáveis sobre a integração entre razão e emoção em contextos estratégicos.