Resumo

Título do Artigo

FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICAL E COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA O MERCADO DE TRABALHO EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Abrir Arquivo

Tema

Marketing, Transformação Digital e Inteligência Artificial

Autores

Nome
1 - Celise Marson
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - André Torres Urdan
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste artigo é investigar de que maneira o uso de Ferramentas de IA por estudantes do ensino médio contribui para o desenvolvimento de suas competências digitais.
Relevância/originalidade
A crescente presença de ferramentas de IA na educação exige compreender seu impacto nas competências digitais de estudantes do ensino médio. Analisar esses usos fornece subsídios para aprimorar práticas pedagógicas e preparar jovens para as demandas técnicas, críticas e éticas do mercado.
Metodologia/abordagem
Será adotado método empírico quantitativo, com survey baseado em Conde (2017) e Digcomp (Ferrari, 2013). Após pré-teste presencial, o questionário definitivo será aplicado online, com escala Likert de cinco pontos, visando testar hipóteses por análise descritiva e inferencial.
Principais resultados
O estudo diagnosticará a competência digital de estudantes do ensino médio, identifica padrões de uso da IA na aprendizagem e fornece subsídios para práticas pedagógicas, articulando preparo para o mercado e evidenciando o potencial da IA como mediadora educacional e profissional.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este estudo contribui teoricamente ao integrar modelos de competência digital ao uso de IA no ensino médio e metodologicamente ao adaptar e validar instrumentos.
Contribuições sociais/para a gestão
A pesquisa fortalece a inclusão digital e o protagonismo dos estudantes, enquanto orienta gestores na implementação eficaz de políticas, práticas pedagógicas inovadoras e investimentos estratégicos em infraestrutura tecnológica, garantindo o uso consciente e produtivo das ferramentas de IA no ensino médio.

Abstract

Study goals
The objective of this article is to investigate how the use of AI tools by high school students contributes to the development of their digital competencies.
Relevance / originality
The increasing presence of AI tools in education requires understanding their impact on the digital competencies of high school students Analyzing these uses provides insights to improve pedagogical practices and prepare young people for the technical, critical, and ethical demands of the
Methodology / approach
A quantitative empirical method will be adopted, using a survey based on Conde (2017) and DigComp (Ferrari, 2013) After an in-person pre-test, the final questionnaire will be applied online, using a five-point Likert scale to test hypotheses through descriptive and inferential analysis
Main results
The study will assess the digital competence of high school students, identify patterns of AI use in learning, and provide support for pedagogical practices, linking market readiness and highlighting AI’s potential as an educational and professional mediator.
Theoretical / methodological contributions
This study contributes theoretically by integrating digital competence models with AI use in high school and methodologically by adapting and validating instruments.
Social / management contributions
The research strengthens digital inclusion and student empowerment while guiding managers in the effective implementation of policies, innovative pedagogical practices, and strategic investments in technological infrastructure, ensuring the conscious and productive use of AI tools in high school education.