Resumo

Título do Artigo

MELHORANDO A SUSTENTABILIDADE DO CAMPUS POR MEIO DA PRIORIZAÇÃO: APLICANDO A MATRIZ GUT AOS INDICADORES UI GREENMETRIC DO CEFET-RJ
Abrir Arquivo

Tema

Indicadores de Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Aline Guimarães Monteiro Trigo
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ - Maracanã
2 - Júlia Guimarães Moreira
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ - Maracanã
3 - José Aires Trigo
Universidade Estácio de Sá - Centro / Rio de Janeiro
4 - Ursula Gomes Rosa Maruyama
CEFET-RJ - Maracanã

Reumo

Objetivo do estudo
Avaliar o desempenho em sustentabilidade do Cefet-RJ no ranking UI GreenMetric a partir da aplicação de uma ferramenta de gestão da qualidade como a Matriz GUT.
Relevância/originalidade
O estudo demonstra a aplicação de uma ferramenta para definir prioridades, a Matriz GUT, a partir do processo de autoavaliação da sustentabilidade em instituições de ensino superior, com base nos indicadores ambientais, sociais e econômicos do UI GreenMetric.
Metodologia/abordagem
Pesquisa aplicada, voltada à avaliação da sustentabilidade em uma instituição de ensino superior, que é o Cefet-RJ. Estudo exploratório, pois busca aprofundar a compreensão sobre os indicadores do ranking UI GreenMetric, e descritivo, por registrar e analisar características relacionadas à sustentabilidade.
Principais resultados
Nos últimos quatro anos, o Cefet-RJ sai da 646ª posição para a atual 353ª posição dentre 1477 instituições no mundo. O resultado posicionou em 14 lugar de 47 instituições no Brasil e no Rio de Janeiro ficou em primeiro lugar entre IES.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo permite mensurar a sustentabilidade numa escala global, a partir da incorporação de valores e práticas sustentáveis nas atividades de uma instituição de ensino superior, de forma a demonstrar seu compromisso com a sustentabilidade e com a responsabilidade social.
Contribuições sociais/para a gestão
Aprimoramento das estratégias de sustentabilidade em Instituições de Ensino Superior, ao propor uma abordagem avaliativa que alia critérios técnicos e estratégicos por meio da aplicação da Matriz GUT no contexto de um Instrumento de Avaliação da Sustentabilidade (IAS) pelo ranking UI GreenMetric.

Abstract

Study goals
Evaluate Cefet-RJ sustainability performance in the UI GreenMetric ranking by applying a quality management tool such as the GUT Matrix.
Relevance / originality
The study demonstrates the application of a priority-setting tool, the GUT Matrix, to the sustainability self-assessment process of higher education institutions, based on UI GreenMetric's environmental, social, and economic indicators.
Methodology / approach
This applied research focuses on assessing sustainability at Cefet-RJ, a higher education institution. This is an exploratory study, seeking to deepen understanding of the UI GreenMetric ranking indicators, and a descriptive study, recording and analyzing sustainability-related characteristics.
Main results
Over the past four years, Cefet-RJ has risen from 646th to 353rd place among 1,477 institutions worldwide. This placed it 14th out of 47 institutions in Brazil, and in Rio de Janeiro, it ranked first among HEIs.
Theoretical / methodological contributions
The study allows us to measure sustainability on a global scale, based on the incorporation of sustainable values and practices into the activities of a higher education institution, in order to demonstrate its commitment to sustainability and social responsibility.
Social / management contributions
Improvement of sustainability strategies in Higher Education Institutions, by proposing an evaluation approach that combines technical and strategic criteria through the application of GUT Matrix in the context of a Sustainability Assessment Instrument (IAS) such as UI GreenMetric ranking.