Resumo

Título do Artigo

SOFT SKILLS NO CONTEXTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EMPREENDEDORISMO
Abrir Arquivo

Tema

Competências Organizacionais, de Equipes e Individuais na Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Andreia Furlan Moraes Fortunato
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - JOSE GUILHERME DA CUNHA CASTRO FILHO
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Campus Vergueiro
3 - Raimundo José Lopes Gomes
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
4 - Welinton Gazana
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGP-Programa de Pós-graduação em Gestão de Projetos

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar a importância das habilidades interpessoais (soft skills) em comparação com as habilidades técnicas (hard skills) no contexto da inteligência artificial (IA) e do empreendedorismo, com foco em ambientes organizacionais de alta complexidade e de sofisticação tecnológica.
Relevância/originalidade
A pesquisa avança no debate sobre o desenvolvimento de profissionais para ambientes disruptivos e em evolução contínua. A originalidade do estudo consiste em analisar a importância das habilidades humanas em contextos de alta complexidade organizacional.
Metodologia/abordagem
Neste estudo, foi conduzida uma pesquisa qualitativa com análise de dados primários e secundários. A coleta de dados ocorreu por meio de observações e questionamentos durante visitas técnicas (Quidgest e Biocant Park) e palestras de especialistas.
Principais resultados
O estudo constatou que em ambientes de alta complexidade tecnológica as competências comportamentais e cognitivas (soft skills) surgem como elemento relevante e catalisador ao converter conhecimento técnico em resultado de negócio efetivo.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo oferece validação prática para conceitos como o paradoxo da automação-aumentação e cognição empreendedora em mercados internacionais. A partir desta abordagem é possível observar como as soft skills geram valor em contextos tecnológicos de alta complexidade.
Contribuições sociais/para a gestão
O trabalho sugere para que em ambientes disruptivos e de contínua evolução tecnológica as soft skills devem ser priorizadas nos processos de seleção e desenvolvimento de equipes. O estudo demonstra ainda que estas habilidades são cruciais para a competitividade e adaptação organizacional.

Abstract

Study goals
To analyze the importance of interpersonal skills (soft skills) compared to technical skills (hard skills) in the context of artificial intelligence (AI) and entrepreneurship, focusing on organizational environments of high complexity and technological sophistication.
Relevance / originality
The research advances the debate on the development of professionals for disruptive and continuously evolving environments. The originality of the study lies in analyzing the importance of human skills in contexts of high organizational complexity.
Methodology / approach
In this study, qualitative research was conducted with the analysis of primary and secondary data. Data collection took place through observations and inquiries during technical visits (Quidgest and Biocant Park) and lectures by experts.
Main results
The study found that in environments of high technological complexity, behavioral and cognitive competencies (soft skills) emerge as a relevant and catalytic element in converting technical knowledge into effective business outcomes.
Theoretical / methodological contributions
The study provides practical validation for concepts such as the automation-augmentation paradox and entrepreneurial cognition in international markets. This approach makes it possible to observe how soft skills generate value in high-complexity technological contexts.
Social / management contributions
The work suggests that in disruptive environments and those of continuous technological evolution, soft skills should be prioritized in team selection and development processes. The study also demonstrates that these skills are crucial for organizational competitiveness and adaptability.