Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS ÉTICOS E OPORTUNIDADES PARA APRENDIZAGEM E GESTÃO
Abrir Arquivo

Tema

Educação Empreendedora focando no ensino de empreendedorismo e inovação.

Autores

Nome
1 - Amanda Mariane Rodrigues
PUCPR- Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Câmpus Toledo
2 - Silas Scalcon
PUCPR- Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Toledo
3 - Gustavo Grander
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - SP

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste artigo é investigar o impacto da Inteligência Artificial (IA), especialmente da IA generativa como o ChatGPT, nas práticas educacionais e na gestão universitária.
Relevância/originalidade
O estudo contribui ao sistematizar estudos recentes sobre IA generativa na educação, abordando desafios éticos, pedagógicos e gerenciais, e favorecendo reflexões urgentes sobre o uso responsável da tecnologia.
Metodologia/abordagem
Por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura foram analisados 64 artigos publicados entre 2023 e 2024, revelando três clusters principais: educação, ética e gestão.
Principais resultados
Os resultados destacam como as ferramentas de IA personalizam a aprendizagem, promovem a acessibilidade e melhoram a eficiência na gestão do processo ensino-aprendizagem, ao mesmo tempo em que revelam preocupações éticas fundamentais, como a integridade acadêmica e a autenticidade dos conteúdos gerados.
Contribuições teóricas/metodológicas
Teoricamente, organiza a literatura em três categorias temáticas e propõe uma base conceitual relevante para futuras pesquisas.
Contribuições sociais/para a gestão
Socialmente, reforça a importância de diretrizes claras para o uso ético da IA preparando alunos e educadores para um futuro tecnológico e promovendo decisões responsáveis no ambiente acadêmico.

Abstract

Study goals
The aim of this article is to investigate the impact of Artificial Intelligence (AI), particularly generative AI such as ChatGPT, on educational practices and university management.
Relevance / originality
The study contributes by systematizing recent research on generative AI in education, addressing ethical, pedagogical, and managerial challenges, and fostering urgent reflections on the responsible use of technology.
Methodology / approach
Through a Systematic Literature Review, 64 articles published between 2023 and 2024 were analyzed, revealing three main clusters: education, ethics, and management.
Main results
The results highlight how AI tools personalize learning, promote accessibility, and improve efficiency in managing the teaching-learning process, while also revealing fundamental ethical concerns, such as academic integrity and the authenticity of generated content.
Theoretical / methodological contributions
Theoretically, it organizes the literature into three thematic categories and proposes a relevant conceptual basis for future research.
Social / management contributions
Socially, it reinforces the importance of clear guidelines for the ethical use of AI, preparing students and educators for a technological future and promoting responsible decision-making in the academic environment.