Resumo

Título do Artigo

CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO DE QUALIDADE PARA OS PROJETOS DE LOJAS DE UM GRANDE SHOPPING CENTER
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Tema

Metodologias e Ferramentas de Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Henrique Gabriel Osório
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEARP - Ribeirão Preto
2 - Iara Tonissi Moroni
FUNDACE-USP - Ribeirão Preto - SP
3 - Silvia Inês Dallavalle de Pádua
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEARP - Departamento de Administração

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar como e de que forma o gerenciamento de qualidade pode contribuir para a melhoria dos processos em projetos e obras de lojas de shoppings centers.
Relevância/originalidade
Foram analisadas as causas raízes de problemas de obras de lojas, de diversos segmentos de um shopping center na capital paulista. Sobtretudo, são também analisados, que a janela de execução as obras, é desafiadora pois são obras realizadas na madrugada.
Metodologia/abordagem
Estudo de caso, realizando no ano de 2024, por meio de observação participantes, dados fornecidos pela empresa, e revisão bibliográfica sobre gerenciamento de qualidade.
Principais resultados
Aplicação das ferramentas de qualidade para evidenciar as causas raízes de falta padronização, e as falhas de comunicação entre lojistas, prestadores e administração agravam esses riscos, enquanto a desorganização compromete a segurança e expõe os envolvidos a passivos trabalhistas.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este estudo atua como alerta técnico e gerencial: iniciar obras em centros comerciais em funcionamento sem procedimentos claros e comunicação estruturada é assumir riscos significativos, amplamente evitáveis com a adoção prévia do POP e das ferramentas da qualidade.
Contribuições sociais/para a gestão
Os achados deste estudo oferecem subsídios relevantes para o aprimoramento da gestão de projetos em contextos semelhantes, reforçando a importância de estratégias em ambientes caracterizados por alta complexidade, como obras noturnas em shopping centers em operação.

Abstract

Study goals
To analyze how and in what ways quality management can contribute to the improvement of processes in store design and construction projects in shopping malls.
Relevance / originality
The root causes of problems in store construction projects from various sectors within a shopping mall in São Paulo's capital were analyzed In particular, these projects is challenging. The construction work is carried out during the night.
Methodology / approach
Case study conducted in 2024 through participant observation, data provided by the company, and a literature review on quality management.
Main results
The application of quality tools helps to highlight the root causes of a lack of standardization, while communication failures between store owners, contractors, and mall management exacerbate these risks. Additionally, disorganization compromises safety and exposes those involved to labor liabilities.
Theoretical / methodological contributions
This study serves as a technical and managerial warning: starting construction projects in operational shopping centers without clear procedures and structured communication means assuming significant risks—most of which are largely avoidable through the prior adoption of Standard Operating Procedures (SOPs).
Social / management contributions
The findings of this study provide valuable insights for improving project management in similar contexts, reinforcing the importance of strategic approaches in environments characterized by high complexity, such as nighttime construction work in operational shopping malls.